DisTribuA

Resumo do projeto

O objetivo do projeto é construir uma base de dados autênticos – e não elicitados – de audiências. Partindo de gravações áudio, realizadas no Tribunal de Coimbra, a disponibilizar livremente, numa primeira fase sob a forma de transcrição e, após permissão do Tribunal, sob a forma de ficheiros áudio, o acervo obtido constituirá um corpus de interações verbais reais, em contexto institucional e em formato integral, de modo a permitir obter informação sobre o uso do português em contexto forense.

Como segundo objetivo, propõe-se a constituição de um subcorpus constituído por audiências que envolvam intérpretes, o qual viabilizará análises no âmbito da linguística contrastiva e da tradução/interpretação. O corpus possibilitará pesquisas em qualquer plano de descrição linguística: fonológico, sintático, semântico, lexical, embora se deseje privilegiar, numa primeira fase, a análise discursiva.

Pretende-se ainda que os resultados, quer do projeto quer da investigação dele decorrente, possam ser utilizados como dados de investigação para a prestação de serviços solicitados pelos Tribunais ou pelas Faculdades de Direito, bem como para a sensibilização/formação de magistrados para contextos interculturais, tal como está previsto na Diretiva 2010/64/UE.