Publicações

Almeida, G. M. de B. e Kuhn, T. Z. (2022). Procedimentos teórico-metodológicos para recolha e sistematização de terminologias no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). In Revista Platô (pp.116-151), 5(9). https://tinyurl.com/2pddp5sw 

Barbeiro, L. F. (2022). Os processos na atividade de escrita: Estudo com base na escrita colaborativa. In Acta Scientiarum. Language and Culture, 44, e57804.

Barbeiro, L. F., Álvares Pereira, L., Calil E., e Cardoso, I. (2022). Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. In Tejuelo, 35(2), 45-76.

Barbeiro, L. F., Caels, F. e Silva, P. N. (2022). Géneros escolares e aprendizagens. In P. N. Silva, L. F. Barbeiro, F. Caels, C. A. M. Gouveia, J. V. Santos, C. Marques & C. Barbeiro, Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises (pp. 71-96). Grácio Editor. ISBN 978-989-53846-0-0

Barbeiro, L. F., Carvalho, J. A., e Barbeiro, C. (2022). Instituições de formação de professores como comunidades de escrita: Estudo com base nos títulos dos relatórios de mestrado. In Diacrítica, 36(1), 238-259.

Bernardo, S., Carapinha, C., Plag, C. (2022). Ausência ou presença? Marcadores discursivos na tradução da brochura hospitalar. In C. Plag, C. Carapinha, e A. P. Loureiro (Coords.), Marcadores Discursivos e(m) Tradução III (pp. 147-185). Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-1445-8 DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2386-3_5

Caels, F., Cardoso, I. e Castro, C. F. (2022). Estratégias para o desenvolvimento da expressão escrita por alunos chineses de português língua não materna. In C. Moisés & A. Thomé Williams (Eds.), Práticas de Português Língua Estrangeira em tempos de isolamento social: Provocações para uma era pós-Covid (pp. 229-258). Pontes Editores. ISBN: 9786556376226

Carapinha, C. (2022). O ato ilocutório de elogio na interlíngua de aprendentes de português língua não materna (PLNM). In R. Moreno López, D. Becerra Fernández e I. Rodrigo Martín (Coords.), Visibilización de las líneas de comunicación más actuales (pp. 59-73). Editorial Gedisa. ISBN: 978-84-18914-57-7

Carapinha, C. e Santos, I. A. (2022). Corpus oral e o conhecimento da interlíngua: atos ilocutórios em L2. In T. Z. Kuhn, J. R. Schoffen, C. B. L. Perna, A. J. Antunes e M. S. Carilo (Orgs.), Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas (pp. 433-462). Pontes Editores. https://doi.org/10.29327/5195579

Carapinha, C., Martins, C. e Santos, I. (2022). Ensino a distância: um desafio ao processo de aprendizagem da competência comunicativa em língua não materna. In A. Barrientos-Báez, A. Gregorio Cano e X. Martínez Rolán (Eds.), Desarrollando competencias comunicativas en la Educación Superior (pp. 95-110). Editorial Fragua. ISBN: 978-84-7074-914-8

Carecho, J., Fernandes, A. e Soares, R. (2022). Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito: gramática pedagógica entre descrição linguística e ensino-aprendizagem de PLA. In T. Z. Kuhn, J. R. Schoffen, C. B. L. Perna, A. J. Antunes, M. S. Carilo (Orgs.), Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas (pp. 346-396). Pontes Editores. https://doi.org/10.29327/5195579

Chapouto, S. & Pereira, I. (2022). Aquisição da nasalidade vocálica do português europeu LNM: descrição do desempenho percetivo de aprendentes hispanofalantes. In O. M. Ribeiro, R. Cantarela & Y Rabasa (Orgs.), Democracia, deslocamentos e textualidade em contextos latino-americanos (pp. 219-33). Pontes Editores.

Alves, M. A. (2021). Graceful Degradation. Journey of a concept, from fault-tolerance to information loss.  In A. Rocha, R. Gonçalves, F. G Peñalvo & J. Martins (Eds.) Proceedings of CISTI’2021 – 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. https://doi.org/10.23919/CISTI52073.2021.9476345. ISBN: 978-989-54659-1-0

Barbeiro, L. F. (2021). Escrita colaborativa: metadiálogos e escolhas. In M. F. Alexandre, F. Caels, G. Marques, F. Mendes & I. Conde (Orgs.), Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019) | Selected papers from the 29th European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2019) (pp. 308-332). Politécnico de Leiria & CELGA-ILTEC. https://doi.org/10.25766/ev1s-5a40 ISBN 978-989-8797-71-1

Barbeiro, L. F. (2021). Reescrita focada:  Superação de incorreções por aprendentes chineses de PLE a partir de correção indireta. Rotas a Oriente: Revista de Estudos Sino-Portugueses, 1(1), 229-248.  https://doi.org/10.34624/ro.v0i1.26214 (OPEN ACCESS)

Beniamine, S., Bonami, O. & Luís, A. R. (2021). The fine implicative structure of European Portuguese Conjugation. Isogloss. Open Journal of Romance Linguistics, 7, 1-35. https://doi.org/10.5565/rev/isogloss.109 (OPEN ACCESS)

Carapinha, C., & Almeida Santos, I. (2021). Aquisição da estrutura passiva por aprendentes de português língua não materna (PLNM) – um estudo de caso. In J. A. M. Casanova, D. R. García & F. J. S. Lamillar (Coords.), Contenidos del Neo-Humanismo del Siglo XXI (pp. 97-109). Tirant Lo Blanch. ISBN 978-84-1853462-1

Cardoso, J. C. (2021). Comportamentos linguísticos em meios urbanos cosmopolitas. In B. Marques, F. V. Castro, I. Vaquinhas, L. Cunha, R. Marnoto (Orgs.), O homem que planta árvores. Para António Campar (pp. 79-84). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Departamento de Geografia e Turismo & Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. ISBN: 978-972-95222-5-3

Carecho, J., & Soares, R. (2021). Übersetzung Deutsch-Portugiesisch und ingressive Verbalperiphrasen. In I. Leibrandt, K. Jahn & I. Doval (Eds.), Arbeitswelten von gestern bis heute. Neue Studien in der Germanistik, Übersetzungswissenschaft und DaF (pp. 303-322). Bern: Peter Lang. ISBN: 9783034340960

Correia, M. (2021). [Intervenção em mesa-redonda]. In Ibero-América: Uma Comunidade, Duas Línguas Pluricêntricas. Organização de Estados Ibero-Americanos – OEI / Imprensa Nacional, pp. 117-120 – ISBN 978-972—27-2979-6

Correia, M.; Aido, J. P. (2021). Editorial. Palavras – Revista em linha (n.º 4). https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/140/128

Cruz, G., Payan-Carreira, R., Dominguez, C., Silva, H. & Morais, F. (2021). What critical thinking skills and dispositions do new graduates need for professional life? Views from Portuguese employers in different fields. Higher Education Research & Development, 40(4), 721-737. https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1785401 

Ferreira, P. C. & Caels, F. (2021). (Re)contos do Oriente, um olhar dos estudantes chineses. ESECS – Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-58-2.

Ferreira, T. S. (2021). A morfologia dos desvios de género gramatical em PLNM. Diadorim, 23(2), 210-226. https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40574 https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/40574/25015 (OPEN ACCESS)

Gil, I. F. (2021). Discurso, conflito e argumentação. Das emoções no(s) discurso(s) em contexto referendário. Grácio Editor. ISBN 978-989- 53233-5-7.

Gonçalves, C., Rio-Torto, G., & Tavares, J. (2021). Estudos Morfológicos do português: uma amostra representativa dentro e fora do Brasil. Revista Diadorim, 23(2), 147-152. ISNN 1980-2552; E-ISSN: 2675-1216.  https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a45467 

 

Gouveia, M.C. de F. e (2021). Nótula de Toponímia e Antroponímia: Aguim e António Campar de Almeida. In B. Marques, F. V. de Castro, I. Vaquinhas, L. Cunha & R. Marnoto (Eds.), O homem que planta árvores. Para António Campar (pp. 128-135). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra & Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. ISBN: 978-972-95222-5-3 

 

Hengeveld, K., & Mackenzie, J. L. (2021). Interfaces, mismatches, and the architecture of Functional Discourse Grammar. In L. Contreras García & D. García Velasco (Orgs.), Interfaces in Functional Discourse Grammar: Theory and applications (pp. 15-57). De Gruyter Mouton. https://doi.org/10.1515/9783110711592 

 

Hörster, M. A., & Plag, C. (2021). Tradução e Ideologia. A exemplo das versões portuguesas do romance de Erich Kästner Emil und die Detektive. In M. L. Moniz, I. C. Gil, & A. Lopes (Orgs.), Era uma vez a tradução… Once upon a time there was translation… (pp. 375-396). Universidade Católica Editora. ISBN: 9789725407608

 

Hörster, M., & Plag, C. (2021). The first translation of Freud in Portugal. Translation Matters, 3(1), 41-57. https://10.21747/21844585/tm3_1a3.

 

Kuhn, T. Z., Šandrih, B., Holdt, Š. A., Zviel-Girshin, R., Fannee, M., Koppel, K., Luís, A. R. & Kosem, I. (2021). Crowdsourcing pedagogical corpora for lexicographical purposes. In Z. Gavriilidou, L. Mitits & S. Kiosses (Eds.)  Proceedings of XIX EURALEX Congress: Lexicography for Inclusion, 7-9 setembro 2021, Vol. 2 (pp. 771-779). SynMorPhoSe Lab, Democritus University of Thrace. ISSN 2521-7100. ISBN 978-618-85138-2-2

 

Kuhn, T. Z.; Todorovic, B. Š.; Arhar Holdt, Š.; Zviel-Girshin, R.; Koppel, K.; Luís, A. R.; & Kosem, I. (2021). Crowdsourcing pedagogical corpora for lexicographical purposes. In Z. Gavriilidou, L.  Mitits, & S. Kiosses (Eds.), Proceedings of EURALEX 2020 Conference, Volume II (p.771–779). SynMorPhoSe Lab, Democritus University of Thrace. ISBN: 978-618-85138-2-2

Lara Bermejo, V. & Guilherme, A. (2021). The diachrony of pronouns of address in 20th -century European Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, 14(1), 39-79. https://doi.org/10.1515/shll-2021-2040 

Lara Bermejo, V. (2021). Cortesía y pronombres de tratamiento en la Península Ibérica (1700-1950). Revista Internacional de Lingüística Iberoamericana, 38, 7-10. ISSN 15799425

Lara Bermejo, V. (2021). El futuro morfológico en las lenguas iberorromances: temporalidad, modalidad y evidencialidad. Revue Romane, 56(2), 297-326. https://doi.org/10.1075/rro.19018.lar    

Lara Bermejo, V. (2021). Evidential futures in Ibero-Romance. In G. Inglese & S. Ballarè (Eds.), Tipologia e sociolinguistica: verso un approccio integrato allo studio della variazione (pp. 207-224). Officinaventuno. ISBN: 9788897657484

Lara Bermejo, V. (2021). Futuro y condicional en las lenguas iberorromances: de marca de tiempo a marca de evidencialidad. Borealis, 10(1), 145-162. https://doi.org/10.7557/1.10.1.5753

Lara Bermejo, V. (2021). Geolingüística del condicional evidencial en las lenguas romances del siglo XX. Études Romanes de Brno, 42(2), 213-224. https://doi.org/10.5817/ERB2021-2-15 (OPEN ACCESS)

Lara Bermejo, V. (2021). Os pronomes de tratamento no português europeu dos séculos XVIII e XIX. Revista Internacional de Lingüística Iberoamericana, 38, 69-84.  ISSN 15799425

Lopes, M. S. (2021). A prefixação no Livro das Aves. In A. A. D. Almeida & M. S. Lopes (Orgs.). Livro do Livro das Aves: estudos semânticos e morfológicos (pp. 227-261). EDUFBA. ISBN: 978-6556302041

Lopes, M. S. (2021). Por uma morfologia histórico-construcional: primeiras reflexões. A Cor das Letras (UEFS), 22, 237-265. http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/5904 (e-ISSN 2594-9675 e ISSN 1415-8973) (OPEN ACCESS)

Mackenzie, J. L. (2021). Interview with Michael Fortescue. SKASE Journal of Theoretical Linguistics, 18(2), 132-136. http://www.skase.sk/Volumes/JTL49/pdf_doc/08.pdf. ISSN 1336-782X (OPEN ACCESS)

Mackenzie, J. L. (2021). Linguística funcional holandesa e a atuação do grupo de pesquisa em Gramática Funcional da Unesp de São José do Rio Preto. In E. R. F. de Sousa, J. C. Stassi-Sé, N. B. Novaes Marques & T. Storti Garcia (Orgs.), Linguística funcional: Retrospectivas, atuações e diálogos – Uma homenagem à Profa. Erotilde Goreti Pezatti (pp. 65-79). Pontes Editores. ISBN: 9786556371825

Mackenzie, J. L. (2021, junho 25). Reflecting on Functional Discourse Grammar as I self-isolate. Cadernos de Linguística. 2(1), e361. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.V2.N1.ID361  

Marques, C. & Neves, A.P. (2021). A Par e Passo 7. Português – 7.º ano. Edições Asa. ISBN 9789892349916 

Marques, G., & Silvestre, C. (2021) Marcas em Tempos COVID-19: Quando os Valores se Sobrepõem a Práticas Publicitárias Dominantes. Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, V. XIV(27), 1-7.  http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=401 / e-ISSN 1646-9054 /ISSN 2184-0180 (OPEN ACCESS)

Marques, J. A., & Silva, P. N. (2021). Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicas. In P. Serra, A. Monteiro, C. Siopa, J. Marques (Eds.), Língua portuguesa, literatura e formação de leitores. Língua Portuguesa: Textos selecionados das 10as Jornadas da Língua Portuguesa (pp. 277-301). Textiverso & Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. ISBN: 978-989-8964-14-4

Matos, A., Gaspar, A., & Marques, G. (2021). Identidade de género da marca: o impacto da androgeneidade da marca na intenção de compra. BrandTrends – Journal of Strategic Communication and Branding, 21(21), 54-64. http://www.brandtrendsjournal.com/images/brandtrendsjournal/pdfs/Outubro2021.pdf ISSN 2237-8529 (OPEN ACCESS)

Mauai, Â. A. (2021). A Prova de Avaliação como Género do Discurso Académico: um diagnóstico e uma Proposta de análise. In A. N. Piedade & P. N. Silva (Eds.), Atas das I Jornadas de Estudos Português (e-book) (pp. 146-166). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/zx6b-m749 ISBN: 978-972-674-890-8

Ouana, C., Sitoe, M., & Guila, E. (2021). Portefólio ou dossier de estágio? Reequacionando a utilização de portefólios na formação inicial de professores de Português na UEM. In P. Serra, A. Monteiro, C. Siopa, J. Marques (Eds.), Língua portuguesa, literatura e formação de leitores. Língua Portuguesa: Textos selecionados das 10as Jornadas da Língua Portuguesa (pp. 363-285). Textiverso & Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. ISBN 978-989-8964-14-4

Pandim, G. & Kuhn, T. Z.  (2021). Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC). In A. Pilati & N. Viana (Orgs.), Panorama da contribuição do Brasil para a difusão do português (pp. 363–376).  Fundação Alexandre Gusmão. Ministério das Relações Exteriores. ISBN: 978-65-8708-302-5

Pereira, R. (2021). Construção de formas flexionais: o plural dos nomes terminados em –ão. Diadorim, 23(2): 227-248. https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40529 (OPEN ACCESS)

Pereira, R. (2021). Sobre a incoatividade dos verbos terminados em –ecer em português. Fórum Linguístico, 18(3): 6732-6749. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79094 (OPEN ACCESS)

Piedade, A. N., & Silva, P. N. (Eds.) (2021). Atas das I Jornadas de Estudos Portugueses (e-book). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/zx6b-m749. ISBN: 978-972-674-890-8 (OPEN ACCESS)

Pinto, M. M., & Lopes, M. S. (2021). A família lexical de usura: um estudo etimológico e morfossemântico. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 29, p. 1813-1872, 2021. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/17335 http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.29.3.1813-1872 (OPEN ACCESS)

Pinto, P. F. (2021). A língua e a cultura do Outro no discurso oficial português sobre educação e formação nos países africanos de língua portuguesa. In M.H.A. Sá & C.M.A.  Maciel (Eds.). Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação. Contextos pós-coloniais de língua portuguesa (pp. 71-83). Peter Lang. ISBN 978-2-8076-1755-1 

Pinto, P. F. (2021). Educação de qualidade e política linguística nos países africanos de língua portuguesa. [Artigo]. Blogue Oficina Global. https://oficinaglobal.org/2021/07/27/educacao-de-qualidade-e-politica-linguistica-nos-paises-africanos-de-lingua-portuguesa/

Pinto, P. F. (2021). Ensino de português e educação de qualidade nos países africanos de língua portuguesa. ÑEMITYRÃ: Revista Multilingüe de Lengüa, Sociedad y Educación, 2(2): 30-36. http://dx.doi.org/10.47133/nemityra2020204 (OPEN ACCESS) 

Pinto, P. F. (2021). Pluricentrismo em Portugal. Palavras – Revista em linha, 4:69-74. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/issue/view/8

Pinto, P. F. (2021). Que norma é essa? Que português ensinar na escola? Entrevista a Edleise Mendes. Palavras – revista em linha, 4:9-22. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/issue/view/8

Rafael, J., Moreira, J., Mendes, D., Alves, M., & Gonçalves, D. (2021). Graceful Degradation for Real-time Visualization of Streaming Geospatial Data. In M. Agus, C. Garth, & A. Kerren (Eds.). EuroVis 2021 – Short Papers (pp. 73-77). The Eurographics Association. ISBN 978-3-03868-143-4. https://doi.org/10.2312/evs.20211058 

Ribeiro, S. (2021). Voz verbal e clítico se: descrição em gramáticas lusobrasileiras do século XIX. In C. Teixeira, V. Gonçalves, P. Fernandes, A. Rodrigues, C. Guerreiro, & L. Santos (Eds.), Livro de Atas  – II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (pp. 55-66). Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-268-2

Rio-Torto, G. (2021). Desafios do português ‘popular’ do Brasil no século XXI. LaborHistorico v. 7, 254-281. https://doi.org/10.24206/lh.v7iespec

Rio-Torto, G. (2021). Políticas sobre a língua portuguesa. Do mundo até à fluc. In A. P. Arnaut & A. T. Peixinho (orgs.), As palavras visíveis. Estudos para Carlos Reis (pp. 107-122). Minerva.   ISBN 978-972-798-486-2

 

Rio-Torto, G. (2021). Velhas e novas classes de formativos e de processos de construção de palavras: o caso particular de splintering e de fractocomposição. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Nº Especial, 323-346. https://doi.org//10.21747/16466195/lingespa15

Rodrigues, A. S. (2021). What psych-verbs and other verbs disclose about the role of Semantic Prominence and Thematic Hierarchy in affixal selection. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Volume especial in Honorem Ana Maria Barros de Brito, pp. 47-69. https://doi.org//10.21747/16466195/lingespa3 

Santos, J. V. (2020). Na senda da voz autoral: conformidade, adaptação, questionamento e transgressão. In P. Sequeiros, M. J. Carvalho & Graça Capinha (Orgs.). Investigação e Escrita: Publicar sem Perecer (pp. 341-382). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2156-2_16 

Silva, P. N. da (2021). O conceito de género em diversos enquadramentos teóricos. In M. C. Caetano (Org.), Cadernos WGT: Voltar a falar em Gramática & Texto (pp. 7-24). https://doi.org/10.34619/5es1-vwoe ISSN 2184-8998; e-ISSN 2184-9005. 

Silva, P. N., & Santos, J. V. (2021). Dinâmicas de género e de texto: entre plano convencional e plano ocasional nas teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. In H. T. Valentim, T. Oliveira & C. Teixeira (Orgs.). Gramática e texto. Interações e aplicação ao ensino (pp. 93-112). NOVA FCSH – CLUNL. https://issuu.com/grato2015/docs/grato2015_16. ISBN: 978-989-54081-2-2 

Silvestre, C. (2021). Do discurso empresarial ao discurso da marca – um olhar. Organicom, 18(36), 187-198. eISSN: 2238-2593. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185839 

Silvestre, C., & Kreutz, E. A. (2021). Editorial. BrandTrends Journal, 20(20), 4-6. ISSN 2237-8529

Silvestre, C., & Kreutz, E. A. (2021). Editorial. BrandTrends Journal, 21(21) 4-6. ISSN 2237-8529

Silvestre, C., & Marques, G. (2021). A metáfora contextual visual como recurso semiótico da marca na projeção de valores. In Clayton Robson Moreira da Silva (Org.), Estudos organizacionais: sociedade e marketing e cadeias produtivas (pp. 16-28). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.398210405. ISBN: 978-65-5983-039-8 

Silvestre, C., Marques, G., & Dinis, M. (2021). A media(tiza)ção de um momento de prática e respetivas representações no discurso da marca – o caso CR7 / Cristiano Ronaldo. In M. F. Alexandre, F. Caels, G. Marques, M. Mendes & I. Conde (Orgs.), Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019) | Selected papers from the 29th European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2019) (pp. 361-387). Politécnico de Leiria & CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.25766/ev1s-5a40 ISBN 978-989-8797-71-1

Sitoe, M., & Siopa, C. (2021). Atividades de (re)textualização na escrita académica: descrição e potencialidades pedagógicas. In P. Serra, A. Monteiro, C. Siopa, J. Marques (Ed.) Língua portuguesa, literatura e formação de leitores. Língua Portuguesa: Textos selecionados das 10as Jornadas da Língua Portuguesa (pp. 302-332). Textiverso & Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. ISBN 978-989-8964-14-4

Soares, R., & Carecho, J. (2021). „Müssen“ als Ausdruck der Unvermeidbarkeit. In I. Leibrandt, K. Jahn & I. Doval (Eds.), Arbeitswelten von gestern bis heute. Neue Studien in der Germanistik, Übersetzungswissenschaft und DaF (pp. 265-282). Bern: Peter Lang. ISBN 9783034340960 

SOLEDADE, J., & LOPES, M. S. (Orgs. Convidados) (2021). Apresentação. Revista LaborHistórico – Número Especial – Revisitações à obra de Rosa Virgínia Mattos e Silva, 7:10-15. ISSN: 2359-6910 

Zviel-Girshin, R., Kuhn, T. Z., Luís, A., Koppel, K., Todorović, T., Arhar Holdt, S., Tiberius, C., & Kosem, I. (2021). Developing pedagogically appropriate language corpora through crowdsourcing and gamification. In Naouel Zoghlami et al. (Eds.) CALL and professionalisation – short papers from EUROCALL 2021 (pp. 312-317). https://doi.org/10.14705/rpnet.2021.54.1352  

Araneta, M., Eryigit, G., König, A., Lee. J., Luis, Ana R., Lyding, V., Nicolas, Lionel, Rodosthenous, C., Sangati, F.  (2020). Substituto – A Synchronous Educational Language Game for Simultaneous Teaching and Crowdsourcing. 9th Workshop on Natural Language Processing for Computer Assisted Language Learning (pp.1-9) Doi 10.3384/ecp201759⟩

Barbeiro, C. (2020). A Leitura Detalhada. Estratégias Interacionais de Compreensão e Aprofundamento da Leitura. In Sousa, O. C., Ferreira, P. S., Estrela A. & Esteves, S. (coord.), Investigação e Práticas em Leitura. Lisboa: CIED. Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa. ISBN: 978-989-8912-11-4.

Barbeiro, C. (2020). Da preparação à leitura – Estratégias de interação pedagógica. In Cunha, J., & Carvalho, J. A. B. (orgs.), Ensino da Língua Portuguesa – Dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, pp. 70-78. Braga: Centro de Investigação em Educação-Universidade do Minho.

Barbeiro, C., & Barbeiro, L. F. (2020). Estratégias de interação na reescrita conjunta para o ensino-aprendizagem da escrita. Indagatio Didactica, 12(2), 91-108. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17451.

Barbeiro, L. (2020). Escrita: Investimento na linguagem por parte dos alunos do ensino básico. In Cunha, J., & Carvalho, J. A. B. (orgs.), Ensino da Língua Portuguesa – Dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, pp. 79-87. Braga: Centro de Investigação em Educação-Universidade do Minho.

Barbeiro, L. (2020). Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas. Calidoscópio, 18(3), 714-737. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2020.183.12

Barbeiro, L. F. (2020). Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros. Educação e Pesquisa, 46, e218410. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410.

Barbeiro, L. F. (2020). Domínio ortográfico e consciência metalinguística: Conceções e argumentos dos alunos do ensino básico revelados na escrita colaborativa. Linguística (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto), N.º especial, 357-371. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10111.

Barbeiro, L. F., Pereira, L. Á., Coimbra, R. L., & Calil, E. (2020). Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade. Revista Portuguesa de Educação, 33(2),71-94. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18339.

Barbosa, A., João, C., Barbeiro, L., Alexandre, M. & Barros, P. (2020). Vou falar português com quem? Reflexão sobre projeto TANDEM entre estudantes chineses e estudantes portugueses. In Cunha, J. & Carvalho, J. A. B. (orgs.), Ensino da Língua Portuguesa – Dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, pp. 88-93. Braga: Centro de Investigação em Educação-Universidade do Minho.

Barbosa, A., João, C., Barbeiro, L., Alexandre, M. & Barros, P. (2020). O teste diagnóstico de proficiência linguística como instrumento de trabalho do docente de PLE. In Cunha, J. & Carvalho, J. A. B. (orgs.), Ensino da Língua Portuguesa – Dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, pp. 94-101. Braga: Centro de Investigação em Educação-Universidade do Minho.

Barreiro, A.; Rebelo-Arnold, I.; Batista, F.; Garcez, I.; Kuhn, T. Z. (2020). One Book, Two Language Varieties. In P. Quaresma, R. Vieira, S. Aluísio, H. Moniz, F. Batista, T. Gonçalves (eds) Computational Processing of the Portuguese Language. PROPOR 2020. Lecture Notes in Computer Science, vol 12037. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-41505-1_36.

Botelho, F., Sequeira, A., Delgado, C. et al (2020). Práticas de sala de aula – Língua Portuguesa e Matemática. Luanda, Ministério da Educação – República de Angola, Banco Mundial, Fundação Calouste Gulbenkian.

Botelho, F.; Boavida, A.M; Sequeira, A; et al. (2020). Projectos educativos na escola e na comunidade, pp. 55-103 in Manual de Orientações para o retorno às actividades lectivas. Luanda, Ministério da Educação – República de Angola, Banco Mundial, Fundação Calouste Gulbenkian.

Bulla, G. da S.; Kuhn, T. Z. (2020). ReVEL na Escola: Português como Língua Adicional no Brasil – perfis e contextos implicados. ReVEL, vol. 18, n. 35. [www.revel.inf.br].

Caels, F. & Cardoso, I. (Orgs.) (2020). Receitas chinesas escritas por alunos de Redação em Português III (Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada – Ano Letivo 2019/20). Leiria: ESECS-IPL.

Caels, F., Barbeiro, L. F., & Gouveia, C. A. M. (2020). Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: propósitos, estruturas e realizações textuais. Indagatio Didactica, 12(2) 13-32. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17433.

Carecho, J., Fernandes, A., Soares, R. (2020). Feedback do professor e (re)escrita em PLNM: a perspetiva dos alunos num estudo de caso. Indagatio Didactica 12 (2): 159-179. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17469.

Carecho, J., Soares, R. (2020). ‘Vamos ter de voltar a aprender a ter tempo livre’: as perífrases verbais portuguesas na tradução. In A. D. Bravo, A. M. Alves, C. Martins, E. M. Silva, I. Chumbo (eds.) Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras, Politicamente incorreto: será o mundo dos poliglotas? (pp. 137-160). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Carecho, J., Soares, R., Fernandes, A. (2020). Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã. Diacrítica 34 (1): 248-274. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.355

Correia, M., Ferreira, J.P., Almeida, G.M. (2020). A gestão da ortografia da língua portuguesa: do desencontro ao Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Estudis Romànics 42: 277-286. Doi: 10.2436/20.2500.01.297.

Faquir, O. C. G. (2020). Dos programas escolares e dos manuais de ensino à escrita: o caso de Moçambique. In M. H.de Paula, V. R. D. Xavier (Org.). Estudos da linguagem em abordadgens multiculturais (pp. 209-244). Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN 978-7591-506-6.

Ferreira, C. (2020). Tratamento do particípio passado duplo em textos normativos dos séculos XVIII e XIX. In Estudos de Linguística Histórica: mudança e estandardização (pp. 353-376). Coimbra: Imprensa da Universidade Coimbra.

Gaspar, C.; Correia, M. (2020). Efeito retroativo da certificação em língua portuguesa no ensino superior – um estudo de caso. In Simões, D.; Teixeira, M. (eds.) Propostas Pedagógicas para as aulas de Português Tomo 2 – Portugal (pp. 226-240). Rio de Janeiro: Dialogarts.

Gouveia, M. C. de F. e (2020). A propósito de alguns topónimos da região de Coimbra. In A. Rebelo e M. Miranda (Coords.). O mundo clássico e a universalidade dos seus valores. Homenagem a Naír de Nazaré Castro Soares Vol. II (pp. 233-246). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Ichinose, A., Pinto, P.F. & Diniz, L.R.A. (2020). Hikkei Porutogarugo Gobunpo So Matome (Gramática Indispensável da Língua Portuguesa). Tóquio: Hakusuisha.

Inverno, L. (2020) Desenho das componentes de Produção e Interação Orais (PIO) dos exames de certificação de proficiência do CAPLE e elaboração dos respetivos Guiões de Aplicação e itens de exame. CAPLE – Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira.

Kuhn, T. Z.; Ferreira, J. P. (2020). O Corpus de Português Escrito em Periódicos – CoPEP. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 36(2): 1-42. https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52552.

Lopes, A. P. (2020) A Comunicação e os Contextos Forenses: A Importância da Análise das Interações Face a Face para Fins de Investigação de Casos Judiciais. Braga: Nova Causa – Edições Jurídicas.

Lopes, A. P. (2020). Proposta de Micro-Análise Multimodal de Interação Face a Face: Um Estudo Exploratório. Braga: Nova Causa – Edições Jurídicas.

Marques, C. (2020) Exame Prova Final – Português 9º Ano. 2.ª edição revista de acordo com as Aprendizagens Essenciais. Leya Educação.

Marques, Gorete. “Estratégias semiótico-discursivas na (re)construção de identidades de marcas territoriais”. In: Percursos semióticos e discursivos em gêneros textuais contemporâneos, 26-52. Rio de Janeiro, Brasil: Letra Capital, 2020.

Martins, C. (2020). Da aquisição/aprendizagem ao ensino de Português Língua Não Materna. Pontes possíveis entre contributos teóricos e desenho instrutivo. In J. Coelho Ramos, Z. Yunfeng, M. J. Rego, P. Costa, S. Gil & T. Ribeiro Marques (Eds.), Macau e a língua portuguesa: novas pontes a Oriente (pp. 201-224). Macau: Instituto Politécnico de Macau/Instituto Português do Oriente.

Martins, C. (2020). Estudos sobre a aquisição/aprendizagem de preposições por aprendentes do português europeu como língua não materna: valências pedagógicas e limites descritivos. Portuguese Language Journal, 14: 11-27. https://5bd557bc-f877-4bcc-a0d0-27281d46ace8.filesusr.com/ugd/02e26d_3cfeef62f27b453099e8138607e99704.pdf

Martins, C. (2020). Estudos sobre a aquisição/aprendizagem do género nominal por aprendentes de português língua não materna: valências pedagógicas. Quaderns de Filologia: Estudis Lingüístics, 25: 169-184. https://ojs.uv.es/index.php/qfilologia/article/view/19078/16847

Matias, A.R. & Pinto, P.F. (2020). Overcoming linguistic barriers in Portuguese higher education: The case of international African students. In Portuguese Journal of Social Science, 19, (2): 189-214. Bristol: Intellect. 

Matias, A.R. & Pinto, P.F. (2020). Pretoguês/pretuguês, breves notas sobre o papel do racismo na construção histórica de um não-lugar de fala. In Caderno MICAR 7. Porto: SOS Racismo. pp. 13-20.

Mendonça, M. G. de; Bulla, G. da S.; Kuhn, T. Z. (2020). Português como Língua Adicional: uma entrevista com Marisa Guião de Mendonça. ReVEL. vol. 18, n. 35. [www.revel.inf.br]

Pereira, I. (2020). Acento de palavra. In Raposo, E. B. P. et alii (orgs.) Gramática do Português vol. III (pp. 3399-3425). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pereira, R. (2020). “Não me aquenta, nem me arrefenta”. Considerações a propósito da origem e evolução dos verbos terminados em –entar em português. LaborHistórico, 6 (1): 1-16.

Pereira, R. (2020). Nomes eventivos usados na farmacologia portuguesa do século XVIII. In Rio-Torto, G.; Rodrigues, A. S. (eds.), El portugués de especialidad en las ciencias de la salud y de la vida. Número monográfico da revista Panace@ (vol. XXI, n.º 52, pp. 98-106). Barcelona: Tremédica.

Pereira, R. (2020). O atrevimento de se escrever em português. In Rio-Torto, G.; Rodrigues, A. S. (eds.), El portugués de especialidad en las ciencias de la salud y de la vida. Número monográfico da revista Panace@ (vol. XXI, n.º 52, pp. 129-131). Barcelona: Tremédica.

Pinto, P.F. (2020). Trovoada de Ideias. Recursos Didáticos de Português Académico para Estudantes Internacionais dos PALOP. Lisboa: ISCTE/APEDI.

Rio-Torto, G. & Rodrigues. A. S. (2020). Prólogo: El portugués de especialidad en las ciencias de la salud y de la vida. Panace@ | vol. XXI, n.º 52. Segundo semestre: 1-2.

Rio-Torto, G. (2020). As denominações cancro e câncer no Português Europeu e Brasileiro.  Panace@ | vol. XXI, n.º 52. Segundo semestre: 7-19.

Rio-Torto, G. (2020). Ensino da língua portuguesa à luz da herança greco-latina. In A. Rebelo, M. Miranda (eds.) O mundo Clássico e universalidade dos seus valores – volume II (pp. 217-233). Coimbra: Imprensa da Univesidade de Coimbra.

Rio-Torto, G. (2020). Plasticidade textual/discursiva: mecanismos de reanálise. Diadorim v. 22 (2): 347-366. https://doi.org/10.35520/diadorim. 2020. v22n2a36014.

Rio-Torto, G. (2020). Preposições e prefixos na Língua Portuguesa: percursos e interações. In D.  S. Santos, F. de A. Barbosa e S. Hue (org.) O sentimento da língua: homenagem a Evanildo Bechara – 90 anos (pp. 82-99). Rio de Janeiro, Editora Nau.

Rio-Torto, G. (2020). Renovação do Léxico no Português brasileiro e europeu. Da neologia técnico-científica à neologia expressiva, humorística, lúdica.  LaborHistorico 6 (3): 196-223. https://doi.org/10.24206/lh.v6i3.33323.

Rio-Torto, G. (2020). Suffixal changes in Middle Portuguese. LaborHistorico 6 (1): 16-40. https://doi.org/10.24206/lh.v6i1.31282

Rio-Torto, G., Rodrigues, A. S. (ed.s) (2020). El portugués de especialidad en las ciencias de la salud y de la vida. Número monográfico de Panace@ vol. 21, nº 52. Barcelona: Tremedica.

Rodrigues, A. S. (2020). Nombres y adjetivos sufijados en -(t)óri(o) y -(t)iv(o) en el dominio de la farmacología y de la medicina en el siglo XVIII en portugués. Panace@ | vol. XXI, n.º 52. Segundo semestre: 49-67.

Rodrigues, A. S. (2020). Saussure, Kant e o conceito de langue. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Número especial: 17-32.

Silva, P. N. (2020). Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (e-book). Lisboa: Universidade Aberta, 274 pp. doi: https://doi.org/10.34627/279s-0397.

Silva, P. N. (2020). Redes, cadeias, sistemas e repertórios: sobre as relações entre géneros. Linguística (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto) 15, 95-134. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/9477/8691.

Silva, P. N. e Santos, J. V. (2020). In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações. In Z. Aquino, P. Gonçalves-Segundo, M. A. G. Pinto (Org.). Argumentação e Discurso – Fronteiras e desafios (pp. 188-207). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. (DOI 10.11606/9786587621043. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/472.

Silvestre, C., Kreutz, E. A. (2020). Editorial. BrandTrends – Journal of Strategic Communication and Branding, 18 (18): 4-5.

Silvestre, C., Kreutz, E. A. (2020). Editorial. BrandTrends – Journal of Strategic Communication and Branding, 19 (19): 4-6.

Soares, R., Carecho, J. (2020). Plurilinguismo em Portugal: o ideal e o real. In A. D. Bravo, A. M. Alves, C. Martins, E. M. Silva, I. Chumbo (eds.) Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras, Politicamente incorreto: será o mundo dos poliglotas? (pp. 77-106). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

ALBA-JUEZ, L. and J.L. MACKENZIE (2019). Emotion processes in discourse. In Mackenzie, J.L. and L. Alba-Juez (eds), Emotion in Discourse, Amesterdão e Filadélfia: John Benjamins, 3-26. DOI: 10.1075/pbns.302.01alb 

ALBA-JUEZ, L. e MACKENZIE, J.L. (2019). Emotion, lies, and “bullshit” in journalistic discourse: The case of fake news. Ibérica – Revista de la Asociación Europea de Lenguas para Fines Específicos (AELFE), 38. 17-49.

BARBEIRO, L. (2019). Escrita: tecer e esculpir o texto”. Letras de Hoje, 54(2), 221-230. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354

BARBEIRO, L. (2019). Resultados nas componentes dos exames de PLE: Implicações para o ensino-aprendizagem. In D. Alves, H. G. Pinto, M.ª I. Dias, O. Abreu & R. G. Munõz (Orgs.). VIII Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 84-91). Leiria: ESECS-IPL. [ISBN 978-989-8797-29-2]

BARBEIRO, L. (2019). Sob a superfície do texto: As palavras apagadas no processo. Palavras – revista em linha, 2(2): 71-80.

BARBEIRO, L., & BARBEIRO, C. (2019). O discurso do professor na reescrita conjunta. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Org.). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 69-91). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

BARREIRA, Carlos; LUÍS, Ana R.; PIRES, Natália.; RIBEIRO, Ana Isabel & RIBEIRO-SILVA, Elsa (eds.) (2019). A supervisão pedagógica no século XXI: desafios da profissionalidade docente. Imprensa da Universidade de Coimbra: Coimbra 

BOLKESTEIN, M., C. de Groot and J.L. MACKENZIE (eds) (2019). Predicates and terms in Functional Grammar. Republicação como e-book de livro publicado em forma impressa em 1985. Berlim: De Gruyter Mouton.

BORTOLINI, L.S. & KUHN, T.Z. (2019). Proposta de critérios norteadores para produção de manual didático de português brasileiro língua adicional. G. S. Bulla, C. M. Uflacker & M. Schlatter (Orgs) Práticas Pedagógicas e Materiais Didáticos para o ensino de português como língua adicional. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

BOTELHO, F., COSTA, A., SEQUEIRA, A. P., SOARES, L. & SOLLA, L. (2019). Língua Portuguesa: guiões e fichas de trabalho. In Fichas de Trabalho para o Aluno e guiões para o Professor (pp 1-76). Projecto Aprendizagem Para Todos – PAT. República de Angola: Ministério da Educação. 

BOTELHO, F. & SEQUEIRA, A. P. (2019). Práticas de Sala de Aula e Recursos Didácticos – Língua Portuguesa. In Práticas de Sala de Aula e Recursos Didácticos – Língua Portuguesa e Matemática (pp 1-76). Projecto Aprendizagem Para Todos – PAT. República de Angola: Ministério da Educação.

BOTELHO, F., SEQUEIRA, A. P. & TEIXEIRA, M. (2019). Diferenciação Pedagógica em Língua Portuguesa: produção oral e escrita. In Manual de Diferenciação Pedagógica em Sala de Aula para Professores de Ensino Primário – Volume II. (pp 49-112). Projecto Aprendizagem Para Todos – PAT. República de Angola: Ministério da Educação. 

CAELS, F. & QUARESMA, A. (2019). Géneros textuais em manuais de História. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, Mª O. Abreu & R. Gillain (Orgs.). Livro de Atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (p. 484). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. 

CAELS, F. & QUARESMA, A. (2019). Caracterização dos géneros do ensino básico e secundário. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Orgs.). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 108-133). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

CAELS, F. (2019). Investigação sobre os usos disciplinares da língua portuguesa no Ensino Básico: Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? In Caels, F., Barbeiro, L. F. & Santos, J. V. (Orgs.), Discurso Académico – uma área disciplinar em construção (pp. 317- 324). Coimbra e Leiria: CELGA-ILTEC / ESECS.

CAELS, F., BARBEIRO, L., & SANTOS, J. V. (2019). Discurso Académico: Estaleiro e construção. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Orgs.). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 8-17). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

CARAPINHA C., SANTOS, I. e GARCIA, C. (2019). Português língua não materna (PLNM): estruturas concessivas. In: Trabajos sobre la fenomenología cultural. Ediciones Pirámide (grupo Anaya) com ISBN 978-84-368-4268-5.

CARAPINHA, C. (2019). Funções do e prefaciador de pergunta em contexto judiciário. In: Isabel Roboredo Seara, Isabel Sebastião e Isabelle Simões Marques (Orgs.), Discurso(s) de Cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Húmus/CLUNL (pp. 81-104).

CARAPINHA, C.; PLAG, C. E. (2019). Tradução de Marcadores Discursivos portugueses para alemão: ‘na verdade’, o que se ganha e o que se perde? / Translation of Portuguese Discourse Markers to German: ‘na verdade’, what is gained and what is lost? In: REDIS: Revista de Estudos do Discurso, nº 8 (pp. 11-39). DOI: https://doi.org/10.21747/21833958/red8a1 

CARAPINHA, C., PLAG, C.; LOUREIRO, A. P. (Coords.). (2019). Marcadores Discursivos e(m) Tradução II. Coimbra: Imprensa da Universidade.

CARECHO, J.; FERNANDES, A.; SOARES, R. (2019) Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito – algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeira. Indagatio Didactica, 11 (1): 69-86. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v11i1.5626

CARECHO, J.; SOARES, R. (2019) Entrar na língua alemã pela porta do léxico: recursos para a aprendizagem autónoma de vocabulário. In José Domingues de Almeida, Simone Auf der Maur Tomé, Françoise Bacquelaine, Mónica Barros Lorenzo, Isabel Margarida Duarte, Nicolas Hurst, Anette Kind, Pilar Nicolás Martínez, Sónia Valente Rodrigues (Eds.), Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (pp. 95-115). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. DOI: https://doi.org/10.21747/9789898969217/paraa5

CARECHO, J.; SOARES, R. (2019) Verbos modais alemães da perspetiva de alunos portugueses. In Ana Luís, Adélia Nunes, Cristina Mello, Judite Carecho & Ana Isabel Ribeiro (Eds.), A Formação Inicial de Professores nas Humanidades. Reflexões Didáticas (pp. 267-307). Coimbra: IUC. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_12

CARVALHO, Maria José (2019). Considerações sobre a cronologia de algumas mudanças na morfologia verbal do (galego)-português, Estudos de Lingüística Galega 11, p. 233-264. DOI https://doi.org/10.15304/elg.11.5392

CARVALHO, Maria José (2019, em revisão). “Tópicos de periodização na história da língua portuguesa”, Revista Galega de Filoloxía 20, p. 35-55. DOI: https://doi.org/10.17979/rgf.2019.20.0.5916 

CHAPOUTO, S., PEREIRA, I. (2019). Contributo para a descrição da estrutura silábica do guineense. PAPIA 29 (2): 111-130. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3947124 

CORREIA, M. (2019). Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa – conceção, estrutura, realização e resultados. In: Fréjaville, R. et al. (dir.). Dialogues ibériques – Assises internationales de la langue portugaise et de la langue espagnole. Faro: Editora da Universidade do Algarve, pp. 125-133.

FERREIRA, Carla (2019). Estratégias de ensino e conceção de materiais em português língua estrangeira. Atas da Conferência Internacional em Ensino de PLE da Universidade de Hanói. Hanói, Vietname: Universidade de Hanói.

GIL, Isabel Fuzeta (2019) “Da polémica à (im)polidez: emoções e construção identitária. In SEARA, Isabel Roboredo, ALBUQUERQUE, Rodrigo, CABRAL, Ana Lúcio Tinoco (Eds.). Cadernos de Linguagem e Sociedade, no 20, no especial: Dossiê Estudos sobre a Polidez. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 2019. 

GIL, Isabel Fuzeta (2019) “Discurso(s) e polemicidade: algumas reflexões”. In REDIS: Revista de Estudos do Discurso, vol. 8, pp. 65-83. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. ISSN 2183-3958; doi 10.21747/21833958/red8a3

GIL, Isabel Fuzeta, LOUREIRO, Ana Paula. (2019) Os portugueses sabem bem desenrascar sem panicar”. Perceções e construção da alteridade por aprendentes de PLE. In DOMINGUES, José de Almeida et al. Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior. Porto: FLUP, pp. 149-166. ISBN 978-989-8969-21-7. DOI: https://doi.org/10.21747/9789898969217/paraa8 

GIL, Isabel Fuzeta. (2019) “O discurso como espaço de construção do poder”. In MARQUES, M. A., SOUSA, Sérgio GUIMARÃES de (Orgs.), Linguagens de Poder. Minho: Universidade do Minho, C.E.H.U.M., 2019, p. 117-132. ISBN 978- 989-755-430-8 

GOUVEIA, C. A. M. (2019). Como se faz uma disciplina: Mapas de conhecimento e distinções operacionais sobre o que é o discurso académico enquanto objeto de estudo. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Orgs.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 19-42). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

GOUVEIA, C. A. M. (2019). Prefácio. In Siopa, C., Marques, J., Monteiro, A. C. & Serra, P. (Orgs.), Língua e Literacia(s) no Século XXI: Textos Selecionados das 9as Jornadas da Língua Portuguesa (pp. 4-8). Porto: Porto Editora.

GOUVEIA, Carmen; CARVALHO, Maria José (2019). “Processos de mudança na categoria gramatical de género em Português: dados de corpora medievais”. In Seara, I.; Marques, I. S. e Sebastião, I. (Eds.) Discurso(s) de Cumplicidade(s). Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa/Vila Nova de Famalicão, Portugal: CLUNL-FCSH/Edições Húmus. ISBN 978-989-755-318-9

GOUVEIA, Maria Carmen de Frias e (2019) Sincronia Dinâmica: mudanças em curso em áreas críticas do português europeu.  In:  Araújo, Carla; Carlos Teixeira; Cecília Falcão; Lídia Machado dos Santos; Paula Odete Fernandes & Vítor Gonçalves (eds.), I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas. LUSOCONF2018.  Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, pp. 50-62.

GOUVEIA, Maria Carmen de Frias e (2019). O que está a mudar em Português Europeu? / What is changing in European Portuguese?”. In: Études Romanes de Brno, 40 (2): 199-215. DOI: https://doi.org/10.5817/ERB2019-2-15   

GOUVEIA, Maria Carmen de Frias e (2019).  Aquisição e uso das Formas de Tratamento em Português-Língua Estrangeira.  6as. Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste, Universidade Jaguelónica de Cracóvia (20 a 22 de setembro de 2018. Cracóvia).  In:  Studia Iberystyczne, / Estudos Ibéricos, 18: 399-412. https://doi.org/10.12797/SI.18.2019.18.28

KOSEM, IZTOK; KOPPEL, KRISTINA; KUHN, TANARA ZINGANO; MICHELFEIT, JAN; TIBERIUS, CAROLE. (2019). Identification and automatic extraction of good dictionary examples: the case(s) of GDEX. International Journal of Lexicography, 32 (2): 19–137. doi: 10.1093/ijl/ecy014

KOSEM, I., ZINGANO KUHN, T., CORREIA, M., FERRERIA, J. P., JANSEN, M., PEREIRA, I., KALLAS, J., JAKUBÍČEK, M., KREK, S. & TIBERIUS, C. (eds.) (2019). Electronic lexicography in the 21st century. Proceedings of the eLex 2019 conference. 1-3 October 2019, Sintra, Portugal. Brno: Lexical Computing CZ, s.r.o.

KUHN, T. Z. (2019) A Design Proposal of an on-line Corpus-Driven Dictionary of Portuguese for University Students. Journal of Portuguese Linguistics, 18(1), 3. DOI: http://doi.org/10.5334/jpl.209 

KUHN, T. Z. (2019). State-of-the-art on monolingual lexicography for Brazil (Brazilian Portuguese). Slovenščina 2.0: Empirical, Applied and Interdisciplinary Research, 7(1), 98-112. https://doi.org/10.4312/slo2.0.2019.1.98-112 

LOPES, A. C. M. e CARAPINHA, C. (2019). Trabalhar sobre o texto na aula de português. In: Ana Luís, Adélia Nunes, Cristina Mello, Judite Carecho, Ana Isabel Ribeiro (Coords.), A formação inicial de professores nas humanidades. Reflexões didáticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (pp. 399-415).

LOUREIRO, A. P.; ROSSI, P.; SARNOWSKA, N.; GONÇALVES, P.; NÉDEVA, B. (2019), Traduzir marcadores discursivos não é tarefa fácil… desde logo, porque… As traduções de ‘desde logo’ para Espanhol, Búlgaro e Polaco. In: Dębowiak, P.; Rzepka, A.; Wolny, Ana, Lusofonia: One World, Various Voices, Cracóvia: Studia Iberystyczne.

LUÍS, Ana R. (2019) A formação contínua centrada na pesquisa da prática docente: um exemplo de oferta formativa ao nível da pós-graduação. Revista de Estudos Curriculares 10(1): 20-33. Universidade do Minho. ISSN: 2183-8755

LUÍS, Ana R. (2019). Contributos didáticos para o ensino de Inglês: a observação assíncrona de aulas. Livro de Atas do 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES 2018), 271-276. Braga: Universidade do Minho. 

LUÍS, Ana R. (2019). The role of autonomous research in English language teaching. Atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada (CIEC). O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis, pp. 699-709. Funchal: Universidade da Madeira.

LUÍS, Ana R. (2019).  Morphological Theory and Creole Languages. In Jenny Audring & Francesca Masini (eds.) The Oxford Handbook of Morphological Theory, 455-475. Oxford: Oxford University Press. 

LUÍS, A., NUNES, A., MELLO, C., CARECHO, J. RIBEIRO, A. (Eds.) (2019): A Formação Inicial de Professores nas Humanidades. Reflexões Didáticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-1700-8

MACKENZIE, J.L. (2019). Is there a pluralia tantum subcategory of nominal gerunds? Developing Gaeta’s notion of morphological differentiation. Language Sciences 73: 179-189. DOI: https://doi.org/10.1016/j.langsci.2018.08.015  

MACKENZIE, J.L. (2019). The Functional Discourse Grammar approach to syntax. In A. Kertész, E. Moravcsik and Cs. Rákosi (eds), Current approaches to syntax: A comparative handbook. Berlim e Nova Iorque: De Gruyter Mouton. 291-316. DOI: 10.1515/9783110540253-011  

MACKENZIE, J.L. (2019). The syntax of an emotional expletive in English. In Mackenzie, J.L. and L. Alba-Juez (eds), Emotion in Discourse, Amesterdão e Filadélfia: John Benjamins, 55-86. DOI: 10.1075/pbns.302.03mac 

MACKENZIE, J.L.; ALBA-JUEZ, L. (eds) (2019). Emotion in Discourse. Pragmatics & Beyond New Series, 302. Amesterdão e Filadélfia: John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/pbns.302  

MACKENZIE, J.L.; R. TODD (eds) (2019). In other words: Transcultural studies in philology, translation and lexicology. Presented to Hans Heinrich Meier on the occasion of his 65th birthday. Republicação como e-book de livro publicado em forma impressa em 1989. Berlim: De Gruyter Mouton.

MAIA, Clarinda de Azevedo (2019) «Apresentação». In: MAIA, Clarinda de Azevedo e SANTOS, Isabel Almeida (Coords.) – Estudos de Linguística Histórica: Mudança e Estandardização. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 9-15.

MAIA, Clarinda de Azevedo (2019) Prefácio a Américo Venâncio Lopes MACHADO FILHO, Vocabulário de um documento medieval português. O Tratado dos sacramentos da Ley antiga e NOVA, de 1399. Salvador, Bahia: Edição do Autor.

MAIA, Clarinda de Azevedo e SANTOS, Isabel Almeida (eds.) (2019) Estudos de Linguística Histórica: Mudança e Estandardização. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 559 p. ISBN: 978-989-26-1755-8. ISBN digital: 978-989-26-1756-5.

MARQUES, C. (2019). Falar em Público. Jornal digital Leya-Educação, maio (https://www.leyaeducacao.com/z_escola/i_466).

MARQUES, C. (2019). Falar em Público: 5 erros a evitar. Jornal digital Leya-Educação, janeiro (https://www.leyaeducacao.com/z_escola/i_421).

MARQUES, C. (2019). O texto oral de opinião – um ponto da situação. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Org.). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 92-107). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL

MARQUES, C. (2019). Textos de matriz argumentativa: uma proposta de articulação do Português com a Física e Química. Atas do 13.º ENAPP (pp. 155-166). Lisboa: Associação de Professores de Português.

MARTINS, C., CARAPINHA, C. & VIEIRA, C. (2019). Interações orais tutor-aprendente no curso a distância E-LENGUA – Português A1:  fatores indutores de quebras de comunicação. In A. B. García Benito & I. Ogando González (Eds.), Tecnologias para o português. Actas del V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU) (pp. 93-97). Cáceres: Universidad de Extremadura.

MARTINS, C., VIEIRA, C. & SANTOS, I. A. (2019). O impacto do Projeto E-LENGUA@UC nas práticas de formação de professores e de ensino do Português Língua Estrangeira. In S. Gonçalves & C. Fidalgo (Eds.), Pedagogia no Ensino Superior: Coletânea de Estudos (pp.39-56). Coimbra: CINEP.

MELLO, C.; LOUREIRO, A. P.; PINHEIRO, A. (2019). Práticas de escrita a partir da leitura de texto literário. Um estudo de caso no 7º ano de escolaridade. In Luís, A. et al. (ed.) A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 351-378.

MENDES, M. (2019) Mapeamento da escrita infantil no 1.º ciclo do ensino básico. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Orgs.). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 108-133). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

MORAIS, Felicidade; SILVA, Helena; CRUZ, Gonçalo; PEDROSA, Daniela; PAYAN-CARREIRA, Rita; DOMINGUEZ, Caroline; NASCIMENTO, Maria Manuel (2019). Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices. In Meni Tsitouridou, José A. Diniz & Tassos A. Mikropoulos (eds.), Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. Springer International Publishing, 223-239. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-20954-4_17.

NASCIMENTO, Maria Manuel; SILVA, Helena; MORAIS, Felicidade; PEDROSA, Daniela; CRUZ, Gonçalo; PAYAN-CARREIRA, Rita; DOMINGUEZ, Caroline (2019): “Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking”. In Meni Tsitouridou, José A. Diniz & Tassos A. Mikropoulos (eds.), Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. Springer International Publishing 210-222. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-20954-4_16.

NEVES, Ana Cristina (2019). Portuguese as an Additional Language. Cham: Springer International Publishing. ISBN 10.1007/978-3-030-33316. (https://www.springer.com/gp/book/9783030333157#aboutBook

PEREIRA, I., SANTOS, I. & MARTINS, C. (2019). Da tradição à modernidade: ensino, formação e investigação em português L2 na Universidade de Coimbra. In M. L. C. Kfouri Kaneoya (Org.) Português Língua Estrangeira em Contextos Universitários: experiências de ensino e de formação docente (pp. 95-120). Campinas SP: Mercado das Letras.

PEREIRA, R. (2019) O português na China: “uma língua à solta”. In Carla Araújo et al. (eds.), I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas – LUSOCONF2018: Livro de atas (pp. 18-30). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

PEREIRA, Rui (2019) A Morfologia Derivacional na Aquisição do Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda. Diacrítica, 33(2): 278-298.

PEREIRA, Rui (2019) Gramática das Palavras no Ensino de Português como Língua Estrangeira. In C. Pazos-Alonso, V. Russo, R. Vecchi & C. A. André (Eds.), De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. Vol. V — Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática). Coimbra: AIL / Angelus Novus, pp. 273-294.

PLAG, C., LOUREIRO, A. P. e CARAPINHA, C. (2019). Afinal, como se traduz afinal? Usos e traduções do marcador em contexto de debate parlamentar. In: Óscar Loureda, Martha Rudka, Giovanni Parodi (Eds.), Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas románicas. Frankfurt am Main: Iberoamericana/Vervuert (pp. 181-198)

PINTO, P. Feytor (2019) Flash Portuguese. Understand and be understood. Lisboa: Lidel.

RODRIGUES, Alexandra Soares & Pedro João Rodrigues (2019). Plasticity of morphological paradigms. Jenny Audring; Nikos Koutsoukos & Christina Manouilidou (Eds.), Rules, patterns, schemas and analogy. MMM12 online proceedings. Patras: University of Patras, pp. 98-110. https://mmm.library.upatras.gr/mmm/article/view/3253/3513

RODRIGUES, Alexandra Soares (2019). A língua e o preconceito. In: Araújo, Carla; Carlos Teixeira; Cecília Falcão; Lídia Machado dos Santos; Paula Odete Fernandes & Vítor Gonçalves (eds.), Livro de Atas do I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (Lusoconf). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, pp. 5-17.

RODRIGUES, Alexandra Soares (2019). Correlación entre los nombres de enfermedades en el Livro de Alveitaria de Mestre Giraldo y en sus fuentes. In: Cecilio Grarriga, María Luisa Pascual & María Betulia pedraza (eds.), Lengua de la ciencia y lenguajes de especialidad. Anexos de Revista de Lexicografía, 42. A Coruña: Universidade da Coruña, pp. 331-354.

RODRIGUES, Alexandra Soares (2019). El léxico de las patologías hipiátricas en Instruçam da Cavallaria de Brida de Antonio Pereyra Rego frente al léxico de sus fuentes, Revista de Lexicografía, XXV (2019), pp. 253-270. 

RODRIGUES, Alexandra Soares (2019). Las especificidades del léxico técnico de Mestre Giraldo frente a sus fuentes: un caso de ecosistema derivacional. In: Pérez Barcala, Gerardo (ed.) «Cui tali cura vel remedio subvenitur» De animales y enfermedades en la Edad Media europea. Avellino: Edizione Sinestesie, pp. 225-241.

RODRIGUES, Alexandra Soares (2019). Niches in derivational morphology: Specialisation of suffixes within the formation of Portuguese deverbal nouns. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 14, pp. 125-146.

ROUGÉ, Jean-Louis; LUÍS, Ana R.; SCHANG, Emmanuel; BADIN, Flora; TAVARES, Eugène (2019). Un corpus oral transcrit de kriol.  Actes de la conférence des 11es Jounées du Réseau Lexicologie, Terminologie, Traduction. Paris: Editions des Archives Contemporaines.

SANTOS, I., MARTINS, C., & PEREIRA, I. (2019). Línguas e história(s) de fronteiras. Iberografias. Revista de Estudos Ibéricos, 15: 79-98.

SANTOS, I., MARTINS, C., & PEREIRA, I. (2019). Padrões de formação de palavras em mirandês: processos derivacionais na formação de nomes eventivos e de qualidade na escrita de tipo académico. Labor Histórico, 5: 192-209. DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.26795 

SANTOS, M. H. P. (2019). Do tratamento do verbo ser em instrumentos metalinguísticos do português publicados no século XIX. In S. Duarte & R. Ponce de León (Orgs.), Estudos de Historiografia Linguística Portuguesa (pp. 43-62). Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Centro de Linguística da Universidade do Porto. ISBN: 978-989-54291-8-9. 

SANTOS, M. H. P. (2019). Evocação da obra de Francisco Adolpho Coelho (1847-1919) no centenário do seu falecimento. In M. do C. Fonseca, A. A. Silva, O. Gonçalves & M. J. Marçalo (Orgs.), Língua Portuguesa: história, diversidade e mundos de discurso. Lisboa, Portugal: Cosmos. ISBN: 978-972-76-2414-0

SANTOS, M. H. P. (2019). Para a história de algumas perífrases verbais no discurso metalinguístico português: de estar, andar e ficar + ‘gerúndio’ a estar, andar e ficar + ‘infinitivo’ preposicionado. In Clarinda de Azevedo Maia & Isabel Almeida Santos (Coords.), Estudos de Linguística Histórica: Mudança e Estandardização (pp. 201-250). Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN da edição digital: 978-989-26-1756-5. ISBN da edição impressa: 978-989-26-1755-8. 

SILVA, P. N (2019). Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais. In A. Leal et al. (Orgs.) A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (pp. 225-240). Porto: CLUP.

SILVA, P. N. (2019). Presente e futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal: apresentação. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Orgs.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 314-316). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

SILVA, P. N., & ROSA, R. (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. D.E.L.T.A. (Documentação e Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada), 35(4), 1-38. Doi: 10.1590/1678-460X2019350409. 

SILVA, P. N., & Santos, J. V. (2019). Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português. In I. R. Seara, I. Sebastião & I. S. Marques (Orgs.), Discurso(s) de Cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez (pp. 53-78). Lisboa: CLUNL.

SILVA, P. N., Santos, J. V., & Sitoe, M. Z. (2019). Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros. In F. Caels, L. Barbeiro, J. V. Santos (Orgs.), Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 277-297). Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

SOUSA, S., CARAPINHA, C. e PLAG, C. (2019). From preference to correction – antes in Portuguese-English translations: a case study. In: Conceição Carapinha, Cornelia Plag, e Ana Paula Loureiro, (Coords.) (2019). Marcadores Discursivos e(m) Tradução II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, (pp. 125-150).

STEMLE, E. W.; BOYD, A.; JANSSEN, M.; TIEDEMAN, T. L.; PRERADOVIĆ, N. M.; ROSEN, A.; ROSÉN, D.; VOLODINA, E. (2019). Working together towards an ideal infrastructure for language learner corpora. Towards an infrastructure for language learner corpora. In Abel, A. et al. (eds.) Widening the Scope of Learner Corpus Research. Selected papers from the fourth Learner Corpus Research Conference. Corpora and Language in Use – Proceedings 5, Louvain-la-Neuve: Presses universitaires de Louvain, 427-468.

Alexandre, M. F., Barbeiro, L. F., Nunes, S. & Santos, I. (2018). A abertura das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: formalidade e procura de proximidade. In L. F. Barbeiro, S. Nunes, M. Daubney e S. Yuqi (orgs.), Entre Línguas e Culturas – Pontes Europa/China, pp. 199-222. Leiria: ESECS-IPLeiria. 

Barbeiro, L. (2018). Encontros interculturais: Fraturas e continuidades descobertas no diálogo entre estudantes chineses e portugueses. In Morais, C., Cuicui, C., Ferreira, A., Brasete, M. F., Mai, R., & Coimbra, R. L. (Eds.) Diálogos Interculturais Portugal-China – 1 (pp. 405-421). Aveiro: UA Editora.

Barbeiro, L. F., Nunes, S., Alexandre, M. F. & Santos, I. (2018). Por palavras e anexos: Comunicação por correio eletrónico dos estudantes chineses com os professores. In L. F. Barbeiro, S. Nunes, M. Daubney e S. Yuqi (orgs.), Entre Línguas e Culturas – Pontes Europa/China, pp. 247-71. Leiria: ESECS- IPLeiria. 

Barbeiro, L.; Nunes, S.; Daubney, M.; Yuqi, S.(orgs.) (2018). Entre línguas e culturas: Pontes Europa/China. Atas da III Conferência Internacional Pontes Europa-China. Leiria: ESECS-IPLeiria; ISBN 978-989-8797-22-3

 

Caels, F. & Quaresma, A. (2018). Géneros textuais em manuais de Ciências Naturais. In: Alves, D. et al. (Org.) Atas do VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria: ESECS-IPLeiria. p. 297

Carapinha, Conceição (2018). A linguagem jurídica – Contributos para uma caracterização dos Códigos Legais. In Redis: revista de estudos do discurso, nº 7, (pp. 91-119) doi 10.21747/21833958/red7a4

 

Carapinha, Conceição; Plag, Cornelia (2018). A interação verbal em sala de audiências: turn design. Actas do XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral, Vigo 2018, pp. 75-182.

Carecho, J., Soares, R. e Fernandes, A. (2018). Palavras em movimento na aprendizagem de Alemão. In A. A. Carvalho, J. P. Pons, C. G. Marques, S. Cruz, A. Moura, I. L. Santos e D. Guimarães (Eds.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 78-84). Coimbra: CEIS20.http://hdl.handle.net/10316/48542

Carecho, Judite (2018). Aprendizagem da língua alemã por estudantes da FLUC: percursos, motivações, estímulos, expectativas. In Maria Ellison/ Marta Pazos Anido/ Pilar Nicolás Martínez/ Sónia Valente Rodrigues (Org.): As línguas estrangeiras no ensino superior: propostas didáticas e casos em estudo. Porto: FLUP. 91-110.

 

Carvalho, J. A. B.; Barbeiro, L. F.; Pereira, L. Á.; Cardoso, I.; Calil, E. (2018). As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita. Revista Portuguesa de Educação 31 (2): 132-152.

 

Carvalho, Maria José (2018) Ditongos orais e seus processos evolutivos na história do Português. Estudos de Lingüística Galega 10, 41-54. DOI: http://dx.doi.org/10.15304/elg.10.4538

 

Carvalho, Maria José (2018) Na ausência de «ortografia»: representação grafemática dos sons vocálicos no scriptorium alcobacense. In Pinto, Ana Paula, Maria José Lopes, António Melo, João Carlos Onofre Pinto e Álvaro Balsas (eds.), Verba volant? Oralidade, escrita e memória. Humanidades 3. Braga: Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia, pp- 159-182 (Ebook). (https://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=1106)

 

Chapouto, S. (2018). Aquisição de segmentos em coda em PE: proposta de atividades articulatórias e percetivas. In Lei Heong Iok (Ed.), Actas do 4º fórum internacional do ensino da língua portuguesa na China (pp. 307–321). Macau: Instituto Politécnico de Macau.

Chapouto, Sandra (2018). As glides do guineense: proposta de interpretação fonológica. PAPIA, São Paulo, 28(2), p. 255-269.

 

Conde, I., Nunes, S., Barbeiro, L. F. & Alexandre, M. F. (2018). O encerramento nas mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: escolhas linguísticas e discursivas. In L. F. Barbeiro, S. Nunes, M. Daubney e S. Yuqi (orgs.), Entre Línguas e Culturas – Pontes Europa/China, pp. 247-71. Leiria: ESECS-IPLeiria.

Firmino, H., Simões, M. R., Pinho, S., Cerejeira, J., & Martins, C. (2018). ACE-R: Avaliação Cognitiva de Addenbrooke. Versão Revista (Versão portuguesa do ACE-R: Addenbrooke’s Cognitive Examination – Revised; J. Hodges & E. Mioshi, 2005®). Manual técnico, 2ª edição. Coimbra: Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Freitas, S., Prieto, G., Simões, M. R., Nogueira, J., Santana, I., Martins, C., & Lara Alves (2018): Using the Rasch Analysis for the Psychometric Validation of the Irregular Word Reading Test (TeLPI): A Portuguese Test for the Assessment of Premorbid Intelligence. The Clinical Neuropsychologist, 3: 1-17.

 

Gama, Orlando & Alexandra Soares Rodrigues (2018). Anticasticismo. In: José Eduardo Franco (Dir.), Dicionários dos Antis: a cultura portuguesa em negativo. Lisboa: IN-CM, vol.1, pp. 345-346.

 

Gama, Orlando & Alexandra Soares Rodrigues (2018). Antilusitanismo. In: José Eduardo Franco (Dir.), Dicionários dos Antis: a cultura portuguesa em negativo. IN-CM, Vol. 2, pp. 1173-1176.

 

Gama, Orlando & Alexandra Soares Rodrigues (2018). Antipatriotismo. In: José Eduardo Franco (Dir.), Dicionários dos Antis: a cultura portuguesa em negativo. IN-CM, Vol.2, pp. 1422-1426.

 

Gil, I. F. (2017). “O poder do discurso: emoções no quadro de uma consulta referendária”. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 6, 118-138. 

Gouveia, Carlos A.M. (2018). Posfácio. In Batista, Maria Eugenia e João Paulo Soares (Eds.). (2018). Caminhos e Olhares Sistêmico-Funcionais: Uma homenagem à Professora Leila Barbara. São Paulo: Pontes.

Gouveia, M, Carmen (2018). Using the Verbs Ser and Estar in Portuguese: A Difficult Task for Non Native Learners. In: LiBRI [Linguistic and Literary Broad Research and Innovation, Roménia], volume 7, Issue 1, May / June 2018, p. 55-69.

 

Gouveia. M. Carmen (2018). “Antirreformismo linguístico”.  In: Franco, José Eduardo (Dir.), Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo. Lisboa, Imprensa Nacional, 2018, vol. 2, pp. 1619-1624.

 

Gouveia. M. Carmen (2018).  “Antigramática”.  In: Franco, José Eduardo (Dir.), Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo. Lisboa, Imprensa Nacional, 2018, vol. 2, pp. 1328-1330.

 

Gouveia. M. Carmen (2018).  “Antineologismo”.  In: Franco, José Eduardo (Dir.), Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo. Lisboa, Imprensa Nacional, 2018, vol. 2, pp. 2085-2088.

 

Gouveia. M. Carmen (2018).  “Antiprovençalismo”. In: Franco, José Eduardo (Dir.), Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo. Lisboa, Imprensa Nacional, 2018, vol. 2, pp. 1559-60.

 

Inverno, L. (2018). Angolan Portuguese: its historical development and current sociolinguistic setting. In P. Gonçalves, L. Alvarez, & J. Avelar (Eds.), The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil (pp. 111-133). John Benjamins Publishing Company.

 

Inverno, L. (2018). Contacto linguístico em Angola: retrospetiva e perspetivas para uma política linguística. In P. F. Pinto & S. M. Pfeifer (Eds.), Políticas linguísticas no mundo lusófono (pp. 82-105). LIDEL.

 

Inverno, L. (2018). Guia de preparação para o DAPLE – Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira. Instituto Politécnico de Macau.

 

Janssen, M. (2018). TEITOK as a tool for Dependency Grammar. Procesamiento del Lenguaje Natural, 61, 185-188.

 

Janssen, Maarten (2018). Dependency Graphs and TEITOK: Exploiting Dependency Parsing. In: Villavicencio A. et al. (eds) Computational Processing of the Portuguese Language. PROPOR 2018. Lecture Notes in Computer Science, vol 11122. Springer, Cham. 

Janssen, Maarten. (2018) Adding Words to Manuscripts: From PagesXML to TEITOK. In: Méndez E., Crestani F., Ribeiro C., David G., Lopes J. (eds) Digital Libraries for Open Knowledge. TPDL 2018. Lecture Notes in Computer Science, vol 11057. Springer, Cham. 

Janssen, Maarten; Ferreira J.P. (2018) Technical Implementation of the Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. In: Villavicencio A. et al. (eds). Computational Processing of the Portuguese Language. PROPOR 2018. Lecture Notes in Computer Science, vol 11122. Springer, Cham. 

Janssen, Maarten; Kuhn, Tanara Z.; Ferreira, José P.; Correia, Margarita (2018). The CPLP Corpus: A Pluricentric Corpus for the Common Portuguese Spelling Dictionary (VOC). In Proceedings Euralex 2018, Lubliana, Eslovénia, 835-840. Lubliana, Eslovénia, Eslovénia: Ljubljana University Press, Faculty of Arts.

Kosem, Iztok; Lew, Robert; Müller-Spitzer, Carolin; Ribeiro Silveira, Maria; Wolfer, Sascha; Dorn, Amelie; Gurrutxaga, Antton; Ceberio, Klara; Etxeberria, Elixabete; Lefer, Marie-Aude; Gurrutxaga, Dirk; Štrkalj Despot, Kristina; Stojanov, Tomislav; Ljubeši’, Nikola; Škrabal, Michal; Št;Pánková, Barbora; Vodrá’ková, Veronika; Lorentzen, Henrik; Trap-Jensen, Lars; Kallas, Jelena; Tuulik, Maria; Koppel, Kristina; Langemets, Margit; Heinonen, Tarja; Thomas, Izabella; Margilitadze, Tinatin; Markantonatou, Stella; Giouli, Voula; Mulhall, Chris; Kernerman, Ilan; Ben-Moshe, Yifat; Sadan, Tsvi; Abel, Andrea; Nied Curcio, Martina; Tanturovska, Lidija; Nikovska, Biljana; Tiberius, Carole; Grønvik, Oddrun; Hovdenak, Marit; Berg-Olsen, Sturla; Karlsen, Knut E; Smith Ore, Christian-Emil; Biesaga, Monika; Zingano Kuhn, Tanara; Silvestre, Joao; Isabelle Tamba, Elena; Haja, Gabriela; Clim, Marius-Radu; Patrascu, Madalin-Ionel; Tasovac, Toma; Petrovi’, Sne’ana; Arhar Holdt, Špela; Valcarcel Riveiro, Carlos; Domínguez Vázquez, María José; Volodina, Elena; Pilán, Ildikó; Sköldberg, Emma; Holmer, Louise; Nesi, Hilary. (2018). The image of the monolingual dictionary across Europe. Results of the European survey of dictionary use and culture. In: International Journal of Lexicography. v.ecy, 22 https://doi.org/10.1093/ijl/ecy022


Lopes, A.C.M. (2018) A polifuncionalidade de mesmo no PEC. Diacrítica, 32/1, 43-67.


Lopes, A.C.M. (2018). Pragmática. Uma Introdução. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.


Lopes, Isabel P. & Xu Yixing (2018). Áreas críticas do Português para chineses: gramática de desvios (análises e explicações) /中國人葡萄牙語學習中的難點:語法偏誤分析及解釋, Macau: Instituto Politécnico de Macau.

 

Luís, Ana R. & Estudante, Paulo (2018). ‘Vilancicos de Negro’: the meeting-point between Baroque church music and Afro-Portuguese. Faits des Langues 49: 155-166. 


Luís, Ana R. (2018) Perceptions of the Educational Benefits of Mobile Devices in Language Teaching and Learning. In: Rocha Á. et al. (eds) Trends and Advances in Information Systems and Technologies, Springer, 1406-1415. doi.org/10.1007/978-3-319-77712-2_135

 

Luís, Ana R. (2018). Casos de reanálise morfológica envolvendo estrutura morfotática e saliência fonética. In J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano & R. Silva (eds.). A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: FLUP/CLUP. ISBN:978-989-54104-3-9.

Luís, Ana R. (2018). Creole Morphology and Morphological Theory. In: Jenny Audring & Francesca Masini (eds.) The Oxford Handbook of Morphological Theory. Oxford: OUP. ISBN: 9780199668984. 

 

Maia, Clarinda de Azevedo (2018). História da língua: elaboração e estandardização. Alguns parâmetros para a análise destes processos nas Astúrias. Language History: elaboration and standardization. Some parameters to analyse these processes in Asturias. Lletres Asturianes, vol. 118, 2018, p. 11-31.

 

Martins, C., Festas, I., & Moreno, J. (2018). Para a fundamentação de uma taxonomia de erros de leitura apoiada em critérios linguísticos. In O. Moura, M. Pereira, & M. Simões (Eds.), Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção (pp. 209-239). Lisboa: Lidel.

 

Melo, H. M. D. e Morais, Felicidade. (2018). Sucesso e Insucesso Escolares na Alfabetização: Contributos da Reflexão dos Professores sobre as suas Práticas. In: Atas CIAIQ 2018 – Vol 1: Investigação Qualitativa em Educação / Investigación Cualitativa en Educación.  pp. 243-252.


Pelúcia, Alexandra; Alexandra Soares Rodrigues; João Paulo Oliveira e Costa; José Miguel Pereira; Orlando Gama; Viriato Soromenho-Marques (2018) (Coord.), Primeiros escritos de geografia e de ecologia. Vol. 6 de José Eduardo Franco & Carlos Fiolhais (Dir.), Obras pioneiras da cultura portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.

Pereira, Rui A. (2018). Atenção às palavras! In C.A. André, R. Pereira & L. Inverno (cords.), Actas do 4.o Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China. Macau: Instituto Politécnico de Macau, pp. 269-289.

Pinto, R., Marques, G., Dinis, M. (2018). Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão crítica /Written production for(from) the undergraduate course in post-Bologna university context: a critical review. Revista Linha d’Agua (online) 31, 1: 127 – 143

 

Rio-Torto, Graça (2018). Nomes deverbais não sufixados e os equívocos da falsa “derivação regressiva” no português brasileiro e europeu. Filologia e Linguística Portuguesa, 20(1): 31-46. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v20i1p31-46 

 

Rodrigues, Alexandra Soares & Orlando Gama (2018). Introdução a Descrição do reino de Portugal. In: Pelúcia, Alexandra; Alexandra Soares Rodrigues; João Paulo Oliveira e Costa; José Miguel Pereira; Orlando Gama; Viriato Soromenho-Marques (2018) (Coord.), Primeiros escritos de geografia e de ecologia, pp. 24-43, Vol. 6 de José Eduardo Franco & Carlos Fiolhais (Dir.), Obras pioneiras da cultura portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.

 

Rodrigues, Alexandra Soares & Pedro João Rodrigues (2018). Cross-paradigms or the interfaces of word-formation patterns: evidence from Portuguese. Lingue e Linguaggio XVII (2), pp. 273-288.

 

Rodrigues, Alexandra Soares (2018). O efeito da afixação pleonástica no processamento de lexemas morfologicamente complexos do português europeu. In: João Veloso, Joana Guimarães, Purificação Silvano & Rui Sousa-Silva (orgs.), A linguística em diálogo. Volume Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: CLUP, pp. 343-360.

 

Rodrigues, Alexandra Soares (2018). Sostra vs. danadura do espiñaço; eslomedramento vs. door da anca: léxico romance en Galicia y en Portugal en los tratados medievales de albeitería. In: Xosé Afonso Álvarez Pérez; Jairo Javier García Sánchez; Manuel Martí Sánchez; Ana M.ª Ruiz Martínez (eds.), Nuevas perspectivas en la diacronía de las lenguas de especialidad. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, pp. 383-407.

 

Santos, Isabel A. (2018). La lexicografía dialectal del portugués europeo: formas y contenidos. In: María Álvarez de la Granja e Ernesto González Seoane (eds.), Léxico dialectal y lexicografia en la Iberorromania. Madrid: Iberoamericana Vervuert, 329-348.

Santos, Isabel A.; Martins, C.; Pereira I. (2018). Número e género no Português de Timor Leste. In: Diacrítica, vol. 32.3 (Confluências em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira / Língua de Herança) 

 

Santos, Joana V. (2018). Plágio e construção da voz autoral: integração no ensino-aprendizagem da escrita académica. Atas do 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 1-7.

Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes. (2018). Polifonia na voz autoral: resumos e agradecimentos na tese de doutoramento. In Veloso, J.; Guimarães, J.; Silvano, P.; Silva, R. A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp. 395-413. Porto: FLUP/CLUP. ISBN 978-989-54104-3-9.

Silva, Paulo Nunes; Santos, Joana Vieira. (2018). Do saber ao poder. Estruturas retóricas e planos de texto em teses de doutoramento. In Aquino, Zilda G. O.; Gonçalves-Segundo, Paulo R.; Pinto, M. Alexandra G. (Org.). O poder do discurso e o discurso do poder. Vol. 2. São Paulo: Editora Paulistana, pp. 178-196. ISBN 978-85-5336001-7. URL: http://cied.fflch.usp.br/sites/cied.fflch.usp.br/files/u31/


Silvestre, C., Kreutz, E. A. (2018). Editorial. BrandTrends Journal, 14 (14): 4-5.


Silvestre, C., Kreutz, E. A. (2018). Editorial. BrandTrends Journal, 15 (15): 4-5.

 

Silvestre, C., Marques, G., Conde, I. (2018). A mediação do género pela revista Marketeer: da representatividade à representação. Discursos Contemporâneos em Estudo 3, 2: 1 – 18. 

 

Soares, R. (2018). Portugiesisch. In P. Schlobinski & T. Siever (Eds.), Nicknamen international: Zur Namenwahl in sozialen Medien in 14 Sprachen (pp. 287-310). Berlin: Peter Lang.

 

Sobreira, R.; Marques, G. (2018). Construção e Desenvolvimento da Identidade Organizacional: Análise de um Sítio Web de uma Organização. Revista Linguagem em (dis)curso 18, 1: 119 – 134.

 

Solovova, Olga; Santos, Joana V.; Veríssimo, Joaquim. (2018). Publish in English or Perish in Portuguese: Struggles and Constraints from the Semiperiphery. Publications 6, 25; doi:10.3390/publications6020025.5

 

Sousa, Maria Margarete Fernandes de; Lopes, Ana Keyla Carmo; Silvestre, Carminda; Soares, Maria Elias (2018). A representação dos atores sociais mediada por dois subgêneros de carta. In Maria Margarete Fernandes de Sousa, Abniza Pontes de Barros Leal, Luciene Helena da Silva, Lucineu do Machado Irineu (Orgs.). Gêneros: do Texto ao Discurso. Campinas SP: Pontes Editores: 163-181.

Tábuas-Pereira, M., Freitas, S., Beato-Coelho, J., Ribeiro, J., Parra, J., Martins, C., Silva, M., Matos, M. A., Nogueira, A. R., Silva, F., Sargento-Freitas, J., Cordeiro, G., Cunha, L., & Santana, I. (2018). Aphasia Rapid Test: Estudos de Tradução, Adaptação e Validação para a População Portuguesa. Acta Médica Portuguesa, 31(5): 265-271. 

Edições

RIO-TORTO, G. (ed.) (2022). Português brasileiro e português europeu: um diálogo de séculos. Universidade Politécnica de Macau, CPCLP; CELGA-ILTEC. ISBN: 9789996522680 (paperback), ISBN: 9789996522697 (E-book) Disponível em: https://cpclp.mpu.edu.mo/wp-content/uploads/2022/08/Portugues-brasileiro-e-portugues-europeu-um-dialogo-de-seculos.pdf

Alexandre, M. F., Caels, F., Marques, G., Mendes, M., & Conde, I. (Orgs.) (2021). Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019) | Selected papers from the 29th European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2019). Politécnico de Leiria & CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.25766/ev1s-5a40 ISBN 978-989-8797-71-1

CAELS, F. & QUARESMA, A. (2019). Os géneros em manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Mapeamento dos géneros. Coimbra: CELGA-ILTEC.

CAELS, F. & Quaresma, A. (2019). Os géneros em manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Géneros procedimentais. Coimbra: CELGA-ILTEC.

CAELS, F., BARBEIRO, L. SANTOS, J. V. (Orgs.) (2019). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. Coimbra/ Leiria: CELGA-ILTEC & ESECS-IPL.

Fotografia: João Viegas