Maria da Conceição Carapinha Rodrigues

mccarapinha@fl.uc.pt

Dados pessoais

Situação profissional/instituição – Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Grupo(s) de investigação – Bridging Communities – Português em Contacto

Graus académicos

Agregação – 2006 – Línguas e Literaturas Modernas – Especialidade de Linguística Portuguesa – Fac. de Letras da Univ. de Coimbra

Doutoramento – 1993 – Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica – Fac. de Letras da Univ. de Coimbra

Mestrado 1982– 3º ciclo- Sémiotique Textuelle- Paris X

Licenciatura – 1985 – Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Português-Francês – Fac. de Letras da Univ. de Coimbra

Carapinha, C. (2018). A linguagem jurídica. Contributos para uma caracterização dos Códigos Legais. REDIS (Revista de Estudos do Discurso), n. 7, 91-119.

Loureiro, A. P., Carapinha, C. e Plag, C. (Coords.). (2017). Marcadores Discursivos e(m) Tradução. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Lopes, A. C. M. e Carapinha, C. (2017). Por outras palavras e digamos: marcadores de reformulação? Revista Galega de Filoloxía, 18, 115-131.

Martins, C., Carapinha, C. e Vieira, C. (2017). Lessons to be learned from the Portuguese as a Foreign Language online Teaching and Learning Lab. Caracteres, 6(2), 421 – 445.

Carapinha, C. e Plag, C (2017). All good things come in threes – O 3º turno na interação nativo/não nativo em contexto colaborativo. Ricognizioni. Rivista di Lingue e Letterature straniere e Culture moderne. Vol. 4(8), 31-47.

2015/… – Investigadora Responsável pelo Grupo de Trabalho Bridging Communities – CELGA-ILTEC

2015/… – Subdiretora do Mestrado em Tradução – FLUC

2013/… – Membro do Conselho Consultivo do Centro de Línguas – FLUC

2017-2019: Membro da Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas – FLUC