Apresentação

O Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) é uma unidade de I&D da Universidade de Coimbra financiada pela FCT. Desenvolve atividade de investigação fundamentalmente aplicada, focada em duas orientações estratégicas:

– o português como língua pluricêntrica;
– o desenvolvimento de recursos linguísticos com finalidades específicas (investigação, ensino / formação, normalização, tradução, direito, saúde).

Esta visão estratégica é partilhada pelos cinco grupos de trabalho da unidade, que levam a cabo atividades de investigação e formação de jovens investigadores nas áreas de: português em contacto com outras línguas, léxico e formação de palavras, história da língua portuguesa e da consciência metalinguística, discurso e géneros académicos, discurso em sala de audiências, tradução e branding.

 

História

O CELGA-ILTEC é a unidade de investigação e desenvolvimento (I&D) da Universidade de Coimbra para a área da Linguística. Criado em 2015, resulta da fusão de duas unidades pré-existentes: o CELGA e o ILTEC.

O CELGA (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada) foi fundado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1966, pelo Prof. José Herculano de Carvalho, tendo tido como coordenador científico, na década de 80 do século XX, o Prof. Luís Filipe Lindley Cintra. A investigação em língua portuguesa tinha como foco o seu transcurso histórico e o funcionamento sincrónico das suas diversas componentes, incluindo a sua dimensão como idioma em contacto. Com base em quadros teóricos e metodológicos plurais, o CELGA construiu um conhecimento cientificamente sustentado da estrutura e do uso do português que contribuiu para o seu ensino qualificado. As suas principais áreas de atuação eram a linguística histórica, os estudos de crioulos e de variedades não “standard” do português, a morfologia, a interface entre semântica e pragmática, a aprendizagem de L2 e bilingue.

 

O ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional) era uma associação sem fins lucrativos que à data da fusão com o CELGA tinha por sócios a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa. O ILTEC foi fundado em 1988 para alojar a delegação portuguesa do projeto europeu de tradução automática EUROTRA. A Prof. Maria Helena Mira Mateus foi sua presidente desde a fundação até 2011. O ILTEC esteve sempre ligado ao processamento da linguagem natural e à criação de recursos linguísticos. Na última década da sua existência, disponibilizou o Portal da Língua Portuguesa e criou os recursos oficiais para aplicação do Acordo Ortográfico, desenvolveu projetos de I&D nos domínios da morfologia, do ensino-aprendizagem de línguas e aprendizagem de L2 e bilingue, e da análise do discurso.

 

Após a fusão das duas unidades, o CELGA-ILTEC ficou sediado  na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo atualmente mais dois pólos de investigação, um em Lisboa, na sede da CPLP, e outro no Instituto Politécnico de Leiria. Como forma de preservar a sua memória histórica, o novo centro retém os acrónimos das unidades que lhe deram origem.