Investigador responsável:
Discurso e Práticas Discursivas Académicas
A investigação desenvolvida neste grupo de trabalho tem como objetivo produzir conhecimento sobre discurso e práticas discursivas, por um lado, e sobre ensino e o conhecimento científico, por outro. Centrada, portanto, na convergência de duas realidades – discurso e academia – o grupo faz do discurso académico e suas práticas discursivas, nas suas diversas manifestações, o seu principal foco de interesse.
Estes objetivos de investigação são enquadrados por descrições e explicações de fenómenos do uso da língua na interação verbal, quer numa perspetiva funcional e sistémica, quer interacionista e sociodiscursiva, dando particular atenção ao discurso (enquanto produto e processo) e à literacia (enquanto capacidade de usar a língua para ler, escrever, ouvir e falar, e capacidade de compreender e de responder ao mundo), bem como à relação entre estas duas áreas do saber. Nesta perspetiva, é também objeto de estudo nesta linha temática a forma como diferentes comunidades, práticas e domínios discursivos requerem literacias próprias (científica, visual, digital, etc.).
Descrição de métodos, técnicas e processo de abordagem didática do discurso académico e científico na sala de aula
Descrição e análise das propriedades que configuram os principais géneros académicos em Portugal, mapeando coordenadas sociodiscursivas e contextuais da comunicação académica e da sua tradução nesses mesmos géneros
Descrição dos modos de legitimação discursiva e institucional do conhecimento científico associado às diferentes disciplinas
Análise crítico-discursiva das representações e categorizações ideológicas da realidade, em particular nos discursos da ciência, dos media, da educação e da literacia
Descrição e análise do impacto das TIC na construção da aprendizagem, com foco em aspetos como a literacia digital, a multimodalidade e a comunicação mediada por computador
Desenvolvimento de um modelo de apreciação e avaliação da ontogénese da língua escrita em crianças e jovens adultos, por observação das práticas educacionais relacionadas com a produção e avaliação textuais, e a construção de um conjunto de parâmetros analíticos e descritivos para a análise de textos, discursos, géneros e registos
Produção de materiais descritivos, instrucionais e didáticos destinados aos ensinos básico, secundário e superior
Nome | Estatuto |
---|---|
Andressa Gomide | Membro integrado |
Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques | Membro integrado |
Carlos A. M. Gouveia | Membro integrado |
Célia Barbeiro | Membro integrado |
Fausto Caels | Membro integrado |
Joana Vieira dos Santos | Membro integrado |
Luís Filipe Barbeiro | Membro integrado |
Mafalda Mendes | Membro integrado |
Mário Alves | Membro integrado |
Marta Filipe Alexandre | Membro integrado |
Paulo Nunes da Silva | Membro integrado |
Tanara Zingano Kuhn | Membro integrado |
Víctor Lara Bermejo | Membro integrado |
John Lachlan Mackenzie | Membro colaborador |
Miguel Moiteiro | Membro colaborador |
Ângelo Américo Mauai | Colaborador externo |
Goreti Freire | Colaboradora externa |
Marta Sitoe | Colaboradora externa |
Osvaldo Faqir | Colaborador externo |
Riccardo Giomi | Colaborador externo |
Fotografia: João Viegas