Mafalda Mendes

mafaldamendes@uc.pt

Dados pessoais

Situação profissional / instituiçãoTécnica Superior/ Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Grupo(s) de investigaçãoDiscurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA)

 

Graus académicos

Doutoramento – 2015 – Linguística – Universidade de Lisboa

Licenciatura 1990 – Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis – Universidade de Lisboa

c/ Martins, Mário (2022)  “(Mis)Guided interpersonal deictic choices in primary school writing under language assessment”, Linguistics and Education, Volume 69, 2022, 101035, ISSN 0898-5898.

c/ Martins, Mário (no prelo) “O estatuto ontológico da escrita e da oralidade em duas contribuições funcionalistas:  Josef Vachek e Michael Halliday”, MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944. 

c/ Martins, M., Sitoe, M. e Marrengula, E. (2021) Relatório da 1.ª Oficina De Trabalho Sobre Discurso Académico: Princípios teóricos e metodológicos para o uso de corpus numa investigação. Uma iniciativa da linha temática Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA) , CELGA-ILTEC.

2020-2021 – Professora convidada nas disciplinas Narrativas e Aprendizagens e Escrita e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

c/ Martins, M., Sitoe, M. e Marrengula, E. (27 de novembro 2021) Organização e dinamização da 1.ª Oficina De Trabalho Sobre Discurso Académico: “Princípios teóricos e metodológicos para o uso de corpus numa investigação.”

c/ Martins, M. (29 de julho 2021), Ministração do minicurso “Explorando corpora para/em aulas de português” no VI Seminário Nacional do Ensino Médio e IV Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, realizados nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021, na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com carga horária de 8 horas. (modalidade online)

Cursos frequentados

Janeiro-fevereiro 2022 – Introdução à estatística com R (30 horas), curso online ministrado pela professora Lívia Oushiro, na plataforma ABRALIN EAD. 

Comunicações Orais por convite:

24 de Março de 2021 – “Um olhar funcionalista sobre a ontogénese da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental”, Participação por convite na Mesa-redonda: Funcionalismo, Texto e Ensino de Língua do III Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico, organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA/UFOPA) e pelo Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC).

Apresentação de trabalho em eventos científicos:

5 de dezembro de 2021 – Mendes, M. & Martins M. (2021), Entre tempo e modo: escolhas motivadas em uma narrativa escolar, Trabalho apresentado na conferência Linguistweets 2, organizada pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin).

5 de dezembro de 2021 – Mendes, M. & Martins M. (2021), DOESTE: corpora para a investigação de escrita escolar, Trabalho apresentado na conferência Linguistweets 2, organizada pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin).

Revisão de artigos 

2022 – Revisão de um artigo científico para a Revista Portuguesa de Educação do centro de Investigação em educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

2022 – Revisão de um artigo científico para o volume de atas do 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, uma publicação do grupo Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA) , CELGA-ILTEC.

 

Fotografia: João Viegas