Paulo Feytor Pinto

Dados pessoais

Situação profissional / instituição – Professor do Quadro do Agrupamento de Escola de Miraflores (Oeiras)

Grupo(s) de investigação – Português em Contacto

 

Graus académicos

Doutoramento – 2008 – Política de Língua, UAberta

Mestrado  1999 – Relações Interculturais, UAberta

Licenciatura – 1985 – Línguas e Literaturas Modernas, UPorto

Pinto, P.F. (2021). A língua e a cultura do Outro no discurso oficial português sobre educação e formação nos países africanos de língua portuguesa. In Sá, M.H.A. & Maciel, C. (eds). Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação. Contextos pós-coloniais de língua portuguesa. Bruxelas: Peter Lang.

Ichinose, A., Pinto, P.F. & Diniz, L.R.A. (2020). Hikkei Porutogarugo Gobunpo So Matome (Gramática Indispensável da Língua Portuguesa). Tóquio: Hakusuisha.

Pinto, P.F. (2020). Trovoada de Ideias. Recursos Didáticos de Português Académico para Estudantes Internacionais dos PALOP. Lisboa: APEDI & CIES.

Pinto, P.F. (2018). Política de educação linguística nas escolas portuguesas. Mudança e continuidade. In Pinto, P.F. & Melo-Pfeifer, S. (orgs). Políticas Linguísticas em Português. Lisboa: Lidel. 41-53

Kouki, E. & Pinto, P.F. (2015). PISAn vaikutus opetuskäytäntöihin ja yliopistomenestykseen (PISA: efeitos sobre práticas de ensino e sucesso universitário). In Kavastus 1/2015. 85-90

2018 – 2021 – Presidente da Associação de Professores para a Educação Intercultural (destacado)

2016 – 2018 – Professor do Quadro do Agrupamento de Escola de Miraflores (Oeiras)

2012 – 2016 – Professor adjunto convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (requisitado)

1997 – 2011 – Presidente da Associação de Professores de Português (destacado)

Fotografia: João Viegas