Representações na Cultura Empresarial: um Estudo de Caso

Maria Gorete Marques

Orientadores

Instituições Participantes

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Inscrição)
Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Acolhimento)

Esta investigação centra-se no estudo de práticas discursivas e de representações que delas resultam, no seio de um grupo empresarial português, a partir da análise de corpora multimodais.

A investigação segue os pressupostos da Linguística Sistémico-Funcional (Halliday 1978, 1994, 2004; Eggins, 1994, 2004; Thompson, 1996, 2004), da Semiótica Social (Kress e van Leeuwen, 1996, 2006) e considera a literatura recente sobre a Comunicação/Discurso Organizacional.

O sistema da transitividade (Halliday, 1994) e a Gramática do Visual (Kress e van Leeuwen, 1996, 2006) são os instrumentos de análise que serão aplicados em escolhas semióticas realizadas em documentos internos e externos multimodais.
Os resultados obtidos contribuirão para o entendimento do discurso semiótico como elemento catalisador da cultura da empresa.