Para uma Ontogenético da Linguagem Escrita na Criança

Mafalda Mendes

Orientador

Instituições Participantes

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Inscrição)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Financiadora)
Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Acolhimento)

Esta investigação enquadra-se no ramo do saber da Linguística, na área de especialização da Linguística Aplicada, e tem como objeto a ontogénese do texto escrito na criança.

Seguindo os pressupostos teóricos da Linguística Sistémico-Funcional (LSF) de Halliday (1985, 1994 e 2004), visa-se, através de uma abordagem centrada no texto e no contexto pedagógico, construir um modelo desenvolvimentista de análise das produções textuais das crianças do 1.º ciclo que dê conta dos estádios de desenvolvimento da gramática e do seu progressivo apetrechamento para a tessitura de textos escritos.

Encarada a linguagem como objeto semiótico, sistémico e social através do qual os seres humanos partilham e constroem universos de significado, onde se tecem as relações dos indivíduos consigo próprios e com o mundo social e físico que os envolve, interessa dar conta, de forma explícita, das variáveis dos contextos de produção e de receção do texto na dinâmica de produção de escrita.