O Papel da neologia na inovação do léxico em português europeu

Investigador

Mafalda Antunes

Orientadores

Margarita Correia
Teresa Cabré

Instituições Participantes

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Inscrição)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Financiadora)
Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Acolhimento)

Esta dissertação tem como objeto de estudo a neologia do português europeu (PE) e os seus produtos – os neologismos. No âmbito do Observatório de Neologia do Português Europeu (ONP), que representa o PE no projeto internacional NeoRom, serão recolhidos os neologismos que servirão de base a este estudo.

O critério de seleção de neologismos adotado será o “extended lexicographic diachronic definition”(cf. Janssen, M. (sem publicação prevista) «NeoTrack: semiautomatic neologism detection.».), através da ferramenta NeoTrack. Como tal, selecionaram-se como corpus de extração dois jornais nacionais de grande tiragem (Diário de Notícias e Público), considerados representativos da língua geral na imprensa, e como corpus de exclusão dicionários de referência do PE e dados recolhidos em corpora.

Para além dos aspetos teóricos a desenvolver, descrever os dados do ONP e analisá-los é um dos principais objetivos desta dissertação, contribuindo para uma melhor caracterização da evolução do PE e sua harmonização lexical. O estudo a realizar será data driven.