Descrição sistémico-funcional da língua Nyungwe

Sóstenes Valente Rego

Orientador

Instituições Participantes

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Inscrição)
Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Acolhimento)

Este projeto de investigação visa a descrição linguística da língua Nyungwe. Os princípios teórico-metodológicos usados são os da Gramática Sistémico-Funcional (GSF). A descrição tem duas componentes:

a) uma primeira componente predominantemente orientada pelos princípios da Geografia Linguística (com recolha de dados no terreno, de modo a descrever as condições efetivas de implantação, de vitalidade e de uso concreto da língua Nyungwe);

b) uma segunda componente de descrição linguística, fundamentada pelos princípios teórico-metodológicos da Gramática Sistémico-Funcional (GSF), visando a descrição, sobretudo, dos seguintes níveis: Oração, Grupo, Palavra e Morfema.

Os dados referidos em a) darão uma sustentação mais sólida à investigação proposta e poderão ser utilizados, no futuro, por mim ou por outros investigadores, na produção de outros trabalhos (descritivos, didáticos, etc.) sobre o Nyungwe.

No que concerne à descrição linguística referida em b), o meu trabalho incidirá, sobretudo, nos seguintes tópicos: aspetos de constituência e da escala de níveis (morfemas, grupos, orações…); tipologia geral da língua (perfil da rede de escolhas na organização do modo oracional); aspetos de instanciação das três metafunções da linguagem na língua Nyungwe (nomeadamente os sistemas da transitividade, do modo oracional e da tematização); nominalizações e metáforas gramaticais (metáforas ideacionais e interpessoais).