Alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) e a Compreensão Leitora de Manuais Escolares

Investigador

Orientadores

Fernanda Botelho
António Avelar

Instituições Participantes

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Inscrição)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Financiadora)
CELGA-ILTEC (Acolhimento)

A presente investigação consiste no estudo da compreensão leitora de manuais escolares por parte de alunos de PLNM do 2.° ciclo do Ensino Básico com diferentes níveis de proficiência em Português e tem como objetivo conhecer a relação existente entre a linguagem empregada nos manuais e a linguagem que os alunos são capazes de compreender. Enquadrada pela Linguística Sistémico-Funcional e pela Teoria de Registo e Género, a pesquisa envolve o confronto analítico entre a observação empírica de aulas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal, a descrição linguística de manuais escolares dessas disciplinas e a identificação de competências leitoras dos alunos. Espera-se que este estudo evidencie a especificidade de determinados usos da língua em contexto escolar, bem como os principais desafios linguísticos daí resultantes para os alunos de PLNM. Pretende-se assim contribuir com um conjunto de pistas para a optimização das aprendizagens curriculares por parte destes alunos.