DA ciência hoje: análise crítica do discurso sobre a prática científica em Portugal

Investigador

Orientador

Instituições Participantes

Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Acolhimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Inscrição)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Financiadora)

Bolsa

FCT — SFRH/BD/28333/2007

A presente investigação consiste numa análise do discurso de cientistas portugueses registado em entrevistas individuais sobre a prática científica e a relação entre diferentes paradigmas científicos.

Enquadrada no domínio da Linguística Aplicada e fundamentada pela Linguística Sistémico-Funcional (cf. Halliday 2004) e pela Teoria Social (cf. Bourdieu 2001), a dissertação segue os pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso (cf. Fairclough 2003) de que (i) o discurso é uma prática social e de que (ii) há uma relação dialética entre discurso, estruturas sociais e processos de mudança sócio-discursiva.

O corpus das entrevistas fornecerá evidências linguísticas de processos de mudança em curso diversos e abrangentes, uma vez que os entrevistados são oriundos de cinco áreas científicas distintas: Psicologia, Linguística, Biologia, Física e Informática. Na presente análise crítica o enfoque será dado a fenómenos associados à interdisciplinaridade, à criação de novas disciplinas científicas e às relações de poder entre paradigmas.

De outubro de 2009 a setembro de 2010 este projeto conta ainda com a colaboração de Patrícia Alexandra de Almeida, a quem foi atribuída uma Bolsa de Integração na Investigação pela FCT.