Resumo do projeto
CorAuDis - Corpus de Audiências
Os materiais agora disponibilizados, em regime de acesso livre e em formato pesquisável, resultam do projeto DisTribuA, iniciado, no CELGA-ILTEC, em 2015, e que visa analisar e descrever o funcionamento da comunicação e da linguagem em contexto judiciário.
As audiências reunidas neste acervo, apresentadas em formato integral, permitirão efetuar pesquisas em diferentes planos de descrição linguística e, não tendo sido organizadas em função de um único objetivo científico, possibilitam abordagens diversas, respaldadas por diferentes quadros teóricos.
As audiências que constituem o CorAuDis foram recolhidas no Tribunal de Coimbra, no ano de 2017, e envolvem o domínio penal. O corpus é constituído por 38 audiências, correspondendo a 84 horas de gravação. A disponibilização do material áudio requer um processo de transcrição e de posterior revisão, bem como um criterioso processo de anonimização de dados identificativos das pessoas envolvidas, razão pela qual os participantes são identificados apenas através dos respetivos papéis interacionais.
Normas de transcrição
Investigadores da equipa