Investigador responsável: Paulo Silva
Grupos de trabalho
Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA)
A investigação desenvolvida neste grupo de trabalho tem como objetivo produzir conhecimento sobre discurso e práticas discursivas, por um lado, e sobre ensino e o conhecimento científico, por outro. Centrada, portanto, na convergência de duas realidades – discurso e academia – o grupo faz do discurso académico e suas práticas discursivas, nas suas diversas manifestações, o seu principal foco de interesse.
História da Língua Portuguesa - História da Consciência Linguística (HLP - HCL)
Investigadora responsável: Clarinda de Azevedo Maia
Neste grupo de trabalho desenvolve-se investigação sobre história da língua portuguesa, estando também previstos trabalhos que associam duas perspetivas, a história da língua e a história da consciência linguística, na medida em que o desenvolvimento desta e das suas formas de manifestação tem implicações, por vezes profundas, no desenvolvimento dos processos de mudança.
Português em Contacto (PC)
Investigadora responsável: Cristina Martins
O grupo de trabalho desenvolve investigação sobre situações de contacto de línguas em que o português participa ora como L1, ora, e especialmente, como L2. A investigação é de natureza descritiva, incidindo sobre as manifestações linguísticas do contacto e sobre as suas condicionantes extralinguísticas, e é igualmente aplicada, tendo por objetivo a criação de recursos para fins específicos.
Léxico e Modelização Computacional (LMC)
Investigadora responsável: Ana R. Luís
Este grupo de trabalho tem como principais objetivos produzir conhecimento e desenvolver recursos linguísticos sobre léxico e sobre formação de palavras. Estes objetivos são orientados tanto para o desenvolvimento de ferramentas para o público em geral e para a comunidade como para um público mais especializado.
Bridging Communities (BC)
Investigadora responsável: Conceição Carapinha
Focado no estabelecimento de diálogo interdisciplinar e no incremento de relações entre a investigação académica e a comunidade, o grupo de trabalho Bridging Communities desenvolve pesquisa em cinco áreas distintas (Tradução, Direito, Ensino, Branding, Saúde) procurando responder a questões linguísticas que estão no centro de problemas sociais. Considerando os contextos em que a linguagem desempenha um papel fundacional e a multiplicidade de funções a que se presta, a análise efetuada nesta linha temática agrega distintas abordagens e metodologias
Fotografia: João Viegas