Nome Cristina Martins
E-mail crismar@fl.uc.pt
Situação profissional / instituição Professora Auxiliar – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Grupo(s) de investigação Português em Contacto

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ORCID https://orcid.org/0000-0002-9335-6027
CV online https://www.cienciavitae.pt/6015-D51C-36DF

 

Graus académicos
Doutoramento 2004 – Linguística Aplicada – Universidade de Coimbra
Mestrado 1994 – Linguística Portuguesa – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Licenciatura 1989 – Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

 

Atividades
2018-2020 – Coordenadora da equipa da Universidade de Coimbra no projeto XCELING – “Towards Excellence in Applied Linguistics. Innovative Second Language Education in Egypt” (Financiamento programa Erasmus+ KA2 Parcerias Estratégicas da Comissão Europeia; Referência: 585996-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP)
2009/… – Coordenação do projeto Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 – Corpus PEAPL2, CELGA-ILTEC no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (disponível, em http://teitok2.iltec.pt/peapl2/).
2007/… – Diretora do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, FLUC

 

Publicações recentes
Martins, C., Festas, I. & Moreno, J. (2018). Para a fundamentação de uma taxonomia de erros de leitura apoiada em critérios linguísticos. In O. Moura, M. Pereira & M. Simões (Eds.), Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção (pp. 209-239). Lisboa: Lidel.
Alves, L., Simões, M. R., & Martins, C. (2017). Teste de Leitura de Palavras Irregulares – TeLPI. Lisboa: Hogrefe.
Lopes, A. C. M. & Martins, C. (2017). Para o ensino dos usos dos artigos em PLE: por onde começar? Portuguese Language Journal, 11: 165-189. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/47873
Martins, C. (2015). Número e género nominais no desenvolvimento das interlínguas de aprendentes do português europeu como língua estrangeira. Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais. Edição especial – Línguas não maternas: aquisição/aprendizagem e ensino, variação e política linguística, 1(1): 26-51. http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/LCS/article/view/16
Martins, C. & Santos, I. (2015). Standardising Mirandese: Processes and Challenges. Sociolinguistica, 29 (1): 141-156. https://www.degruyter.com/view/j/soci.2015.29.issue-1/soci-2015-0010/soci-2015-0010.xml