
Nome | Cristina Martins |
crismar@fl.uc.pt | |
Situação profissional / instituição | Professora Auxiliar – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Grupo(s) de investigação | Português em Contacto
Briding Communities |
ORCID | https://orcid.org/0000-0002-9335-6027 |
CV online | https://www.cienciavitae.pt/6015-D51C-36DF |
Graus académicos | |
Doutoramento | 2004 – Linguística Aplicada – Universidade de Coimbra |
Mestrado | 1994 – Linguística Portuguesa – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Licenciatura | 1989 – Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Atividades |
2018-2020 – Coordenadora da equipa da Universidade de Coimbra no projeto XCELING – “Towards Excellence in Applied Linguistics. Innovative Second Language Education in Egypt” (Financiamento programa Erasmus+ KA2 Parcerias Estratégicas da Comissão Europeia; Referência: 585996-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP) |
2009/… – Coordenação do projeto Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 – Corpus PEAPL2, CELGA-ILTEC no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (disponível, em http://teitok2.iltec.pt/peapl2/). |
2007/… – Diretora do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, FLUC |
Publicações recentes |
Martins, C., Festas, I. & Moreno, J. (2018). Para a fundamentação de uma taxonomia de erros de leitura apoiada em critérios linguísticos. In O. Moura, M. Pereira & M. Simões (Eds.), Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção (pp. 209-239). Lisboa: Lidel. |
Alves, L., Simões, M. R., & Martins, C. (2017). Teste de Leitura de Palavras Irregulares – TeLPI. Lisboa: Hogrefe. |
Lopes, A. C. M. & Martins, C. (2017). Para o ensino dos usos dos artigos em PLE: por onde começar? Portuguese Language Journal, 11: 165-189. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/47873 |
Martins, C. (2015). Número e género nominais no desenvolvimento das interlínguas de aprendentes do português europeu como língua estrangeira. Revista Científica da UEM: Série Letras e Ciências Sociais. Edição especial – Línguas não maternas: aquisição/aprendizagem e ensino, variação e política linguística, 1(1): 26-51. http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/LCS/article/view/16 |
Martins, C. & Santos, I. (2015). Standardising Mirandese: Processes and Challenges. Sociolinguistica, 29 (1): 141-156. https://www.degruyter.com/view/j/soci.2015.29.issue-1/soci-2015-0010/soci-2015-0010.xml |