Discurso e Práticas Discursivas Académicas

Investigador responsável:

A investigação desenvolvida neste grupo de trabalho tem como objetivo produzir conhecimento sobre discurso e práticas discursivas, por um lado, e sobre ensino e o conhecimento científico, por outro. Centrada, portanto, na convergência de duas realidades – discurso e academia – o grupo faz do discurso académico e suas práticas discursivas, nas suas diversas manifestações, o seu principal foco de interesse.

Estes objetivos de investigação são enquadrados por descrições e explicações de fenómenos do uso da língua na interação verbal, quer numa perspetiva funcional e sistémica, quer interacionista e sociodiscursiva, dando particular atenção ao discurso (enquanto produto e processo) e à literacia (enquanto capacidade de usar a língua para ler, escrever, ouvir e falar, e capacidade de compreender e de responder ao mundo), bem como à relação entre estas duas áreas do saber. Nesta perspetiva, é também objeto de estudo nesta linha temática a forma como diferentes comunidades, práticas e domínios discursivos requerem literacias próprias (científica, visual, digital, etc.).

Descrição de métodos, técnicas e processo de abordagem didática do discurso académico e científico na sala de aula

Descrição e análise das propriedades que configuram os principais géneros académicos em Portugal, mapeando coordenadas sociodiscursivas e contextuais da comunicação académica e da sua tradução nesses mesmos géneros

Descrição dos modos de legitimação discursiva e institucional do conhecimento científico associado às diferentes disciplinas

Análise crítico-discursiva das representações e categorizações ideológicas da realidade, em particular nos discursos da ciência, dos media, da educação e da literacia

Descrição e análise do impacto das TIC na construção da aprendizagem, com foco em aspetos como a literacia digital, a multimodalidade e a comunicação mediada por computador

Desenvolvimento de um modelo de apreciação e avaliação da ontogénese da língua escrita em crianças e jovens adultos, por observação das práticas educacionais relacionadas com a produção e avaliação textuais, e a construção de um conjunto de parâmetros analíticos e descritivos para a análise de textos, discursos, géneros e registos

Produção de materiais descritivos, instrucionais e didáticos destinados aos ensinos básico, secundário e superior

 

 

Nome Estatuto
Andressa Gomide Membro integrado
Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques Membro integrado
Carlos A. M. Gouveia Membro integrado
Célia Barbeiro Membro integrado
Fausto Caels Membro integrado
Joana Vieira dos Santos Membro integrado
Luís Filipe Barbeiro Membro integrado
Mafalda Mendes Membro integrado
Mário Alves Membro integrado
Marta Filipe Alexandre Membro integrado
Paulo Nunes da Silva Membro integrado
Tanara Zingano Kuhn Membro integrado
Víctor Lara Bermejo Membro integrado
John Lachlan Mackenzie Membro colaborador
Miguel Moiteiro Membro colaborador
Ângelo Américo Mauai Colaborador externo
Goreti Freire Colaboradora externa
Marta Sitoe Colaboradora externa
Osvaldo Faqir Colaborador externo
Riccardo Giomi Colaborador externo

Fotografia: João Viegas